Réplicas Dialógicas em Aula de Leitura: O Trabalho com Perguntas e Resposta Argumentativa no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Réplica. Leitura. Resposta Argumentativa.Resumo
Este artigo busca analisar em que aspectos a abordagem teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero discursivo Crônica, no Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, refletido nas Respostas Argumentativas/réplicas discursivas produzidas por eles. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e de estudos sobre leitura e escrita, segundo a Linguística Aplicada, buscou-se elaborar proposta de trabalho com perguntas de leitura, para o 9º ano do Ensino, e acompanhar o desenvolvimento dos alunos nos processos de leitura da Crônica e de escrita das Respostas Argumentativas. Para a coleta dos dados, foram elaborados materiais de leitura, segundo os princípios da ordenação e sequenciação de leitura, realizando intervenções junto aos alunos, proporcionando-lhes a produção de Respostas Argumentativas. Os resultados demonstram que as perguntas, na configuração da ordenação e sequenciação, possibilitam que os alunos-leitores-escritores construam a Resposta Argumentativa com informações textuais, inferenciais e interpretativas, levando-os ao desenvolvimento da contrapalavra, por meio da articulação entre as palavras alheias do texto, as inferências e interpretações dos alunos.Referências
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