Réplicas Dialógicas em Aula de Leitura: O Trabalho com Perguntas e Resposta Argumentativa no Ensino Fundamental

Autores

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Palavras-chave:

Réplica. Leitura. Resposta Argumentativa.

Resumo

Este artigo busca analisar em que aspectos a abordagem teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero discursivo Crônica, no Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, refletido nas Respostas Argumentativas/réplicas discursivas produzidas por eles. A partir dos conceitos relacionados ao dialogismo do Círculo de Bakhtin e de estudos sobre leitura e escrita, segundo a Linguística Aplicada, buscou-se elaborar proposta de trabalho com perguntas de leitura, para o 9º ano do Ensino, e acompanhar o desenvolvimento dos alunos nos processos de leitura da Crônica e de escrita das Respostas Argumentativas. Para a coleta dos dados, foram elaborados materiais de leitura, segundo os princípios da ordenação e sequenciação de leitura, realizando intervenções junto aos alunos, proporcionando-lhes a produção de Respostas Argumentativas. Os resultados demonstram que as perguntas, na configuração da ordenação e sequenciação, possibilitam que os alunos-leitores-escritores construam a Resposta Argumentativa com informações textuais, inferenciais e interpretativas, levando-os ao desenvolvimento da contrapalavra, por meio da articulação entre as palavras alheias do texto, as inferências e interpretações dos alunos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Alves dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins –UFT, Porto Nacional. Professora do Ensino Fundamental II, na rede municipal de Palmas-TO, Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaína).  Doutora em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutora em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e pós-doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Capes). Coordena o projeto de pesquisa: "A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem" (UFT), e o Grupo de pesquisa: "Práticas de Linguagens" (UFT/CNPq). Possui publicações sobre as práticas de leitura, escrita e análise linguística em situação de ensino, o trabalho com os gêneros discursivos e a formação do professor, no âmbito da Linguística Aplicada.

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

SANTOS, M. das G. A. dos; FUZA, Ângela F. Réplicas Dialógicas em Aula de Leitura: O Trabalho com Perguntas e Resposta Argumentativa no Ensino Fundamental. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p. 4755.20200002, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24309. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE