Representação e Educação Linguística de Professores de Línguas: Revisitando Algumas Concepções Teóricas

Autores

  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Universidade Federal da Bahia
Agências de fomento
Não se aplica.

Palavras-chave:

Representação, educação linguística, língua

Resumo

Resumo: Neste texto trato da ideia de representação, discutindo como essa se traslada para a da representação linguística e em que esse movimento contribui para a compreensão do objeto língua como um território de saber atravessado por uma perene reformulação e ressignificação de sentidos. Para tanto, revisito o próprio conceito de representação (Far, 2011; Jodelet, 2000, 2001; Moscovici, 1976, 1978, 2009; Sá, 1996; Zarate, 2010) e passo a problematizar o seu deslocamento para o de representação linguística (Arnoux e Del Valle, 2010; Boyer, 1996, 2003; Calvet,1998; Houdebine-Gravaud,2002; Petitjean, 2009), articulando  conceitos como o de imaginário (Pesavento,1995;) e atitudes linguísticas (Dominique Lafontaine,1997; Fasold, 1984; Saville-Troike,1989). Interessa-me, ao longo deste texto, levantar algumas questões de natureza teórica e conceitual com o fim de promover um debate em torno da dimensão simbólica e, mais notadamente, de como essa pode ser relevante para a redefinição das práticas dos sujeitos, no caso de professores de línguas, situando-as no âmbito da educação linguística de professores.

Palavras-chaves: Representação; educação linguística; língua

Biografia do Autor

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia. Atua no curso de graduação do Departamento de Letras Românicas e no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura.

Referências

ABRIC, J.C. Méthodes d’étude des representations sociales. Ramonville Saint-Agne, Éditions Érès, 2003.

ABRIC, J.C. Pratiques socials et representations. Paris: PUF, 1994.

ALMEIDA, L.M. Representações sociais e prática pedagógica no processo de construção identitária. In: Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. SANTOS, M.F.S.; ALMEIDA, L.M. (Orgs.). Maceió e Recife: EDUFAL/EDUPE, 2005.

ANGENOT, M. La parole pamphlétaire. Paris: Payot, 1982.

ARNOUX, E. N.; DEL VALLE, J. Las representaciones ideológicas del lenguaje. Discurso glotopolítico y panhispanismo. Spanish in Context 7: 1, p. 1-24, 2010. Disponível in: <https://www.gc.cuny.edu/CUNY_GC/media/365-Images/Arnoux-DelValle-SiC-2010-intro.pdf >. Acesso em 18.abr.2018.

BOYER, H. De l’autre côte du discours.Recherches sur les représentations communautaires: Paris: Hartmattan, 2003.

BOYER,H. (Dir.) Sociolinguistique. Territoire et objects. Paris: Delachaux et Niestlé, 1996.

BRUNETIERE, V.; GUELLOUZ, M. Overture. In: HOUDEBINE, A-M. De l'imaginaire linguistique a l'imaginaire culturel. In: Travaux de sémiologie, n.7, p. 7-9, 2008.

CALVET,L.J. L'insécurité linguistique et les situations africanes. In: CALVET,L. J.; MOREAU, A.L. (Eds). Une ou des norms?Insécurité linguistique et norms endogens en Afrique francophone. Paris: Diffusion Didier Erudition, 1998. p. 8-28.

CASTELLOTTI,V.; COSTE, D.; MOORE, D. Le Proche et le loitains das les representations des langues el de leur apprentissage. Références, modèles, données et methods. Paris: Didier, 2001. p. 101-131.

CASTELLOTTI, V., MOORE, D. Representations sociales des langues et enseignements. Strasbourg: Council of Europe, 2002.

COSTE, D. De plus d'une langue à autres encore penser les compétences plurilingues? In: CASTELLOTTI, V.(Dir.). D'une langue à d'autres: praticques et representations. Rouen: Publications de l'Université de Rouen. Collection Dyalang, 2001. p.191-205.

DABÈNE, L. Les Images des langues et leur apprentissage. In: MATTHEY, M.(Org.) Les langues et leur images.Neuchâtel: IRDP Éditeur, 1997. p. 17-23

DOISE, W. Les representations socials. In: GHIGLIONE, C.; BONNET, J.F. RICHARD (Orgs.). Traité de Psychologie Cognitive. Paris: Dunod, 199, vol. II, 1991. p. 111-174.

DOISE, W. Debating social representations. In: G.M.BREAKWELL; D.V.CANTER (Orgs.). Empirical Approachs to Social Representations. Oxford: Clarendon, Press, 1993. p. 157-170.

DURKHEIN, E. Représentations individuelles et représentations collectives. Revue de Metaphysique et Morale VI. 1898. p. 273-302.

FARR, R. M. Representações Sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). In: Textos em Representações Sociais. Petrópolis, RJ, Vozes, 2011.

FASOLD, R. W. Language attitudes. In: The sociolinguistics of society. Oxford: Basil Blackwell, 1984, cap.6, p.145-179.

GILES, H.; RYAN, E.B.; SEBASTIAN, R.J. An integrative perspective for the study of attitudes toward language variation. In: GILES, H.; RYAN, E.B. (Ed.). Attitudes towards language variation: social and applied context. London: Edward Arnold, 1982. cap. 1-19.

JODELET, D. Presentación. Representaciones sociales: contribución a un saber sociocultural sin fronteras. In: D. Jodelet; A.G.Tapia (Coord.). Develando la cultura: estudios en representaciones sociales. México:UNAM, 2000. p. 7-30.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In.: JODELET, D. (Org.) Representações sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.

HOUDEBINE-GRAVAUD, A.M. L’Imaginaire linguistique, un niveau d’analyse et un point de vue théorique. In: HOUDEBINE-GRAVAUD, A.M. (Org.) L’Imaginaire linguistique. Paris: L’Harmattan, 2002. p. 9-22.

LAFONTAINE, D. Attitudes linguistiques. In: MOREAU, M. Sociolinguistique, concepts de base. Sprimont: Mardaga, 1997. p.56-60.

LAMBERT, W. E. A social psychology of bilingualism. In: Journal of Social Issues, XXIII, n. 2, 1967.

MOORE, D.; PY.B. Introduction: Discurse on Languages and social representation. In: ZARATE, G., LÉVY, D., KRAMSCH, C. (Dir.). Handbook of multilingualism and multiculturalism. Paris: Éditions des archives contemporaines, 2011. p. 263-270.

MOURATO, S. F. T. Representações da língua portuguesa por falantes de língua chinesa. Dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa. Universidade de Lisboa, 2012, 102 p.

MOSCOVICI, S. La Psychanalyse, son image et son public. Paris:P.U.F., 1961, 1976.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 6ª edição.

PESAVENTO, S. Em busca de uma outra história: imaginado o imaginário. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.15, n.29, 1995.

PEREIRA, T; COSTA, D. Representação linguística: perspectivas práticas e teóricas. Gragoatá, Niterói, n.32, p. 171-188, primeiro sem. 2012.

PETITJEAN, C. Représentations linguistiques et plurilinguisme. Thèse de doctorat des Université de Provence et de Neuchâtel, spécialité Sciences du languag, 2009.

SÁ, C.P. Representações sociais: teoria e pesquisa do Núcleo Central. Temas em Psicologia, n. 3, 1996.

SAVILLE-TROIKE, M. The Ethnography of communication. Introduction. Oxford: Basil Blackwell Ltd., 1989.

ZARATE, G. Représentations de l'étranger et didactique des langues. Paris: Didier, 2010.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Como Citar

TIBA RÁDIS BAPTISTA, L. M. Representação e Educação Linguística de Professores de Línguas: Revisitando Algumas Concepções Teóricas. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180024, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20461. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Transculturalidade, Linguagem e Educação