Sentidos e Significados de Graduandos da Educação do Campo da UFPA/Cametá sobre a pessoa com deficiência

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Colonialidade. Decolonialidade. Representações Sociais. Pessoa com deficiência.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as Representações Sociais de graduandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da UFPA sobre a Pessoa com Deficiência e, de forma específica: identificar os sentidos e significados atribuídos pelos graduandos da Educação do Campo sobre a PcD antes e depois da referida disciplina e elucidar as RS sobre a pessoa com deficiência no âmbito da colonialidade e da Decolonialidade. O trabalho fundamenta-se em autores como Moscovici (2009), Oliveira (2015), Walsh (2009), Mota Neto (2016) entre outros. Realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com ênfase na Teoria das Representações Sociais de característica processual de Moscovici, por tratar o foco da gênese das Representações Sociais, analisando os processos de sua formação considerando a historicidade e o contexto de produção, formando processos de representações: a objetivação e a ancoragem. Os entrevistados foram 04 graduandos da LEDOC/UFPA, que cursaram a referida disciplina. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdos com ênfase na categorização. Nos resultados observou-se que os sujeitos pesquisados possuíam Representações Sociais acerca da PcD que mantinham o pensamento colonial de inferioridade do ser deficiente e ressignificaram na disciplina para uma perspectiva decolonial.

Biografia do Autor

Waldma Maíra Menezes Oliveira, Doutoranda em Educação, Universidade do Estado do Pará. Professora de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá. Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (GESAT). E-mail: waldmamaira@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9969566482712444.

Doutoranda em Educação, Universidade do Estado do Pará. Professora de Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá. Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia tocantina (GESAT). E-mail: waldmamaira@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9969566482712444.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa - México. Coordenadora e professora no Programa de Pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Pará.Email: nildeapoluceno@uol.com.br

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação, Professor permanente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. E-mail: fleuri@pq.cnpq.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0966229092773143.

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Publicado

02-08-2021

Como Citar

OLIVEIRA, W. M. M.; OLIVEIRA, I. A. de; FLEURI, R. M. Sentidos e Significados de Graduandos da Educação do Campo da UFPA/Cametá sobre a pessoa com deficiência. Línguas & Letras, [S. l.], v. 22, n. 52, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/27127. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PARTE I - A teoria pós-colonial e a insurgência decolonial