A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2026.v.10.n.1.35717Abstract
Este trabalho apresenta a análise da transposição didática do tópico Partículas Elementares em 12 coleções didáticas de Física do Ensino Médio, pertencentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (2018–2020). A abordagem fundamenta-se na teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard, com ênfase nos processos de descontextualização e despersonalização. Constatamos um reducionismo conceitual que distancia o Saber Sábio do Saber Ensinado. As coleções frequentemente negligenciam a história da construção científica, omitindo a coparticipação de diversos cientistas, o que pode gerar uma imagem distorcida do fazer científico. Os resultados indicam que, embora o tema apareça em quase todas as coleções, predominam abordagens que simplificam excessivamente os conceitos, ignorando suas implicações históricas, filosóficas e epistemológicas. Conclui-se que a forma como a FPE é transposta limita o potencial formativo do conteúdo, exigindo uma reflexão crítica sobre os modos de tratar saberes científicos complexos na educação básica.
Downloads
References
ABDALLA, M. C. B. Sobre o discreto charme das partículas elementares. A física na Escola, v. 6, n. 1, p. 38-44, 2005.
AGRANIONIH, N. T. A teoria da Transposição Didática e o processo de didatização dos conteúdos matemáticos. EDUCERE – Revista da Educação, v.1, n. 1, p. 03-22, 2001.
BAKALARCZYK, J. Proposta didática investigativa para desenvolvimento o tema de física de partículas e interações fundamentais. 2017, 240f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
BALTHAZAR, W. Partículas elementares no Ensino Médio: uma abordagem a partir do LHC. Rio de Janeiro, 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC), Rio de Janeiro, 2008.
BARRETO FILHO, B.; SILVA, C. X. Física aula por aula. São Paulo: FTD, v. 3, 2016.
BONJORNO, J. R; RAMOS, C. M; PRADO. Física. São Paulo: FTD, v. 3, 2016.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de física moderna? Investigações em ensino de ciências, v. 3, n. 10, p. 383-404, 2005.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 3ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2009.
DOCA, R. H.; BISCOULA, G. J.; BÔAS, N. V. Física. São Paulo: Saraiva, v.3, 2016.
DOMINGUINI, L. Física moderna no Ensino Médio: com a palavra os autores dos livros didáticos do PNLEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 2, n. 34, 2012.
FUKUI, A.; MOLINA, M. M.; OLIVEIRA, V. S. Ser protagonista: Física. São Paulo: Edições SM, v. 3, 2016.
GASPAR, A. Compreendendo a física. São Paulo: Ática, v. 3, 2016.
GOMBRADE, R; LONDERO, L. A programabilidade da física de partículas elementares em
coleções didáticas. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Atas
do XII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Carlos: Universidade Federal de São
Carlos, 2017. p. 1-9.
GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física interação e tecnologia. São Paulo: Scipione, v. 3, 2016.
GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R; CARRON, W. Física. São Paulo: Ática, v. 3, 2016.
SILVA JUNIOR, A. C.; LONDERO, L. A transposição didática aplicada aos raios x nas coleções didáticas de física do PNLD (2018-2020). Ciência em Tela, v. 12, n. 2, p. 1-16, 2019.
MARTINI, G. et al. Conexões com a física. São Paulo: Moderna, v.3, 2016.
MOREIRA, M. A. O Modelo Padrão da Física de Partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 161-173, 2007.
OLIVEIRA, M. P. P.; POGIBIN, A.; OLIVEIRA, R. C. A.; ROMERO, T. R. L. Física em contextos. São Paulo: Editora Brasil, v.3, 2016.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigação em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Atualização do currículo de física na escola de nível médio: um estudo dessa problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 18, n. 2, p. 135-151, 2001.
PEREIRA, P. N.; GUERINI, S. C.; SÁ-SILVA, J. R. Os conteúdos de física moderna em livros didáticos de física do ensino médio. Debates em Educação, v. 11, n. 24, 2019.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEESP/UNDIME-SP, 2020.
SEGRÉ, E. Dos raios X aos quarks: físicos modernos e suas descobertas. Ed. UnB, 1987.
SIQUEIRA, M. R. P. Do visível ao indivisível: uma proposta de física de partículas elementares para o Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) Universidade de São Paulo.
SOUSA, W. F. Inserção de conceitos de física de partículas elementares no ensino médio por meio de um material paradidático. 2016, 86f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Física) – Universidade de Brasília, 2016.
TEIXEIRA, A. L. S. A transposição didática e os processos de edição de livro didático de língua portuguesa: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais do Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011..
TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2 grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 9, n. 3, p. 209-214, 1992.
TORRES, C. M. A. et al. Física: ciência e tecnologia. São Paulo: Moderna, v. 3, 2016.
YAMAMOTO, K.; FUKE, L. F. Física para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2016.
ZANARDI, D. C.; KNEUBIL, F. B.; PEREIRA, V. S. Organização praxeológica de saberes escolares: uma comparação da equação de Clapeyron em livros de física e química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 601-620, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Rafael Gombrade, Leandro Londero

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.







