Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática

Autores

  • Roberta Caetano Fleira Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18560
Agências de fomento

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Mediação, Práticas Matemáticas.

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas matemáticas de um aluno de catorze anos de idade, com necessidades especiais decorrentes do Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluído em uma sala de aula regular de 9°ano. Neste texto, são trazidas reflexões sobre o autismo, algumas considerações teóricas que dão suporte ao estudo e são descritos os procedimentos metodológicos empregados em sete sessões individuais e observações realizadas pela professora e pesquisadora nas aulas de Matemática, nas quais se discutiu o conceito matemático: fatoração de trinômios do segundo grau. No entanto, seguindo as orientações do material didático (apostila), foi necessário trabalhar primeiramente os conceitos de potenciação, radiciação e produtos notáveis. As análises destacam a importância e a influência dos instrumentos mediadores (materiais e semióticos) nas práticas matemáticas do aluno.

Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Mediação; Práticas Matemáticas.

 

Teaching practices for the inclusion of an autistic student in Mathematics classes

Abstract: The project demonstrates the result of a research which had the aim to analyze the practice of mathematic of a student at 14 years old, with special necessities due to the Autism Spectrum Disorder (ASD), included in a ninth grade regular classroom. On this text, reflections about autism, some theoretical considerations that give support to the study and the methodological procedures applied in seven individual sections and the observations done by the teacher and researcher at the mathematics classes, to work the mathematical concept: : factorization of second degree trinomials. However, following the guidelines of the didactic material (apostille), it was necessary to work first on the potentiation concepts, association and remarkable products. The analyzes highlight the importance and the influence of the mediating instruments (materials and semiotics) in the student’s mathematical practices and for their effective inclusion in Mathematics classes.

Keywords: Autism; Inclusion; Mediation; Mathematical Practices.

 

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–122, 2017. DOI: 10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18560. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18560. Acesso em: 29 mar. 2024.