Educação financeira: um plano para aplicação nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Diandra Carla Uncini Brunhera

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25250
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Financeira, Excel, Tecnologias.

Resumo

Resumo: Este artigo busca propor um plano de aula sobre matemática financeira para alunos dos anos finais do ensino fundamental a fim de enfatizar a temática de educação financeira. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, e a pesquisa bibliográfica como técnica documental, utilizando as funções financeiras da planilha eletrônica do Excel como recurso complementar ao processo de ensino aprendizagem. Acredita-se que o uso de recursos tecnológicos em sala possa contribuir com o desenvolvimento de um aluno motivado e ativo, além da relevante contribuição social e econômica ao fomentar a formação de uma geração comprometida. Sugere-se aprofundar o assunto inserindo novos conceitos para a análise e, incentivando o planejamento antes da tomada de decisão, visando o bom desempenho do orçamento familiar.

Palavras-chave: Educação Financeira; Excel; Tecnologias.

 

Financial education: a plan for application in the final years of education

Abstract: This article seeks to propose a lesson plan on financial mathematics for students in the final years of elementary school in order to emphasize the theme of financial education. The research adopts a qualitative approach, and bibliographic research as a documentary technique, using the financial functions of the Excel spreadsheet as a complementary resource to the teaching-learning process. It is believed that the use of technological resources in the classroom can contribute to the development of a motivated and active student, in addition to the relevant social and economic contribution in fostering the formation of a committed generation. It is suggested to deepen the subject by inserting new concepts for analysis and, encouraging planning before decision making, aiming at the good performance of the family budget.

Keywords: Financial Education; Excel; Technologies.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diandra Carla Uncini Brunhera

Bacharela em Ciências Econômicas (2013) e Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional (2016) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Licenciada em Matemática (2019) pelo Centro Universitário Internacional e Especialista em Administração e Finanças (2019) pela Faculdade São Braz. Atualmente é Tesoureira na Prefeitura Municipal de Marmeleiro/PR.

Referências

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

ANNUNCIATO, P. BNCC inclui educação financeira em matemática. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/9798/bncc-inclui-educacao-financeira-em-matematica>. Acesso em: 12 out. 2018.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BCB. Calculadora do cidadão. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=1>. Acesso em: 01 mai. 2019

BERGER, W.; How to Conduct a Workshop for Financial Education in School? A Game Based Workshop Approach in Our Digital World (2018). World Development, 71-89.

BERRY, J.; KARLAN, D.; PRADHAN, M. The Impact of Financial Education for Youth in Ghana. World Development, 102:71-89. 2018.

BOTEON, M.; RIBEIRO, R. Análise Financeira (2017). Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2737325/mod_resource/content/4/FINANCEIRO.PDF>. Acesso em: 20 fev. 2019.

BRASIL. CÂMARA. Projeto de Lei 4.915/2016, 2016. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=01B94CA1940797C251481F91D09470F2.proposicoesWeb1?codteor=1449953&filename=Avulso+-PL+4915/2016>. Acesso em: 04 out.2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 12 out. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf >. Acesso em: 1 mai. 2019.

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: Limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos-SP, v. 8, n. 2, p. 101-119, abr./jun. 2014.

HELD, D. Desigualdades de poder, problemas da democracia. In: MILIBAND, D. (org). Reinventando a esquerda. São Paulo: UNESP, 1997.

KENSKI, V. M. (1997) O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org.). Campinas SP. Papirus.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LOPES, E. J. S.; BISOGNIN, C. O uso do Excel como ferramenta no ensino de funções afins (2015). Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134476/000985780.pdf?sequence=1>. Acesso em: 06 abr. 2019.

LÜHRMANN, M.; SERRA-GARCIA, M.; WINTER, J. The Impact of Financial Education on Adolescents Intertemporal Choices. American Economic Journal: Economic Policy, 10(3):309-32. 2018.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OECD. Financial Education in Schools (2012). Disponível em: <https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/FinEdSchool_web.pdf.>. Acesso em: 30 set.2018.

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CORONEL, D. A. BENDER FILHO, R. Financial literacy in Southern Brazil: Modeling and invariance between genders. Journal of Behavioral and Experimental Finance, v. 6, 1-12. jun. 2015.

REYNES, D. C. Relatório de viabilidade econômica e financeira: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (2009). Disponível em:< http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/edital/relatorio_de_viabilidade_economica_e_financeira_chamamentopublico_03_2017_parna_chapada_guimaraes.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2019.

SANTOS. H. Por que o Excel é importante para os negócios (2018). Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/por-que-o-excel-e-importante-para-os-negocios/110096/>. Acesso em: 06 abr. 2019.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – SEED. Colégio Estadual do Campo Paulo Freire. Disponível em: <

http://www.fnbpaulofreire.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em: 17 out. 2018.

STIELER, E. C.; FERREIRA, M. V. Um estudo da aplicação da planilha do Excel no ensino de matemática financeira (2006). Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/planilhas/Stieler_Ferreira.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2019.

UNINTER – Centro Universitário Internacional. Manual – orientações trabalho de conclusão de curso. Curitiba. 2018.

VIEIRA, M. M. Educação e novas tecnologias: o papel do professor nesse cenário de inovações (2012). Disponível em: <http://ojs.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/14359/8641>. Acesso em: 05 abr. 2019.

XAVIER, C. Administração Geral para Receita Federal. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

BRUNHERA, D. C. U. Educação financeira: um plano para aplicação nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 721–736, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25250. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística