Sobre a Revista

Políticas Editoriais

  • Foco e Escopo
  • Políticas de Seção
  • Processo de Avaliação 
  • Declarações e direitos autorais
  • Periodicidade
  • Política de Acesso Livre
  • Indexadores
  • Arquivamento e Repositórios de Dados
  • Editores 
  • Conselho Editorial 

Foco e Escopo

A Acta Elit Salutis (AES) é um periódico semestral, exclusivamente online, que publica artigos originais de todas as áreas das Ciências da Saúde, como medicina, nutrição, odontologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, educação física, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e demais ciências aplicadas à saúde.

São aceitos artigos originais, em língua portuguesa, espanhola e inglesa, que abordem as ciências da saúde em aspectos básicos/experimentais, clínicos e pré-clínicos, de atendimento à saúde, saúde pública e epidemiologia, por exemplo.

Os artigos podem incluir resultados de métodos experimentais, nova interpretação dos resultados ou dados existentes relativos a problemas clínicos, trabalhos epidemiológicos que forneçam informações científicas substanciais para as ciências da saúde.

As submissões dos artigos ao periódico que envolvam pesquisas com seres humanos ou animais deverão vir acompanhadas dos pareceres dos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa, além de atentar com as legislações e normativas nacionais e internacionais pertinentes.

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Política padrão de seção e tipo de contribuição de maior interesse pela equipe editorial.

VerificadoSubmissões abertas VerificadoIndexado VerificadoAvaliado pelos pares

Relatos de Caso ou de Experiência

Descrição detalhada de casos clínicos ou experiências inovadoras no campo das ciências da saúde.

VerificadoSubmissões abertas VerificadoIndexado VerificadoAvaliado pelos pares

Artigos de Revisão

VerificadoSubmissões abertas Verificado Indexado VerificadoAvaliado pelos pares

Revisões Sistemáticas com ou sem metanálise

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado VerificadoAvaliado pelos pares

Anais de Evento Científico

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado VerificadoAvaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Após a submissão, os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial, o qual apreciará a adequação dos mesmos (incluindo adequação ao escopo, rigor metodológio e plágio). Em seguida, os artigos aprovados nesta etapa serão submetidos a uma  avaliação de adequação do artigo às normas da revista. O resultado dessa primeira etapa sairá, em média, em até 10 dias contados a partir da submissão. Caso o artigo possua problemas estruturais de não cumprimento das normas em vigência, os autores serão convidados a fazer as adequações solicitadas e ressubmeter o texto em até 30 dias. Após a ressubmição do artigo pelos autores, o trabalho será enviado para parecer cego por pares (blind peer review). Estimamos que o tempo médio para esta etapa é de até dois (2) meses. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas. A ordem de publicação segue o critério de fila única, exceto quando o Comissão Editorial julgar necessário realizar balanços bibliográficos.

 

Declarações e direitos autorais

 

São requeridas, ainda, as Declarações de Conflito de Interesse (disponível durante o processo de submissão) e Declaração de Direitos Autorais (disponível durante o processo de submissão).

Conforme a licença (CC BY-NC-SA 4.0), os autores são detentores, sem restrição, dos direitos autorais das contribuições enviadas ao jornal.

 

Periodicidade

 

Os itens da revista podem ser publicados coletivamente, quando o sumário estiver pronto, ou individualmente, adicionando-se os mesmos ao sumário atual quando prontos.

A Acta Elit Salutis (AES) é um periódico semestral (Janeiro - Junho / Julho - Dezembro), exclusivamente online, que publica artigos originais em todas as áreas das ciências da Saúde.

 

O DOI estará disponível a partir das edições do ano de 2019.

 

 

Política de Acesso Livre  (Open Access)

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Nosso periódico é de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso livre e imediato gratuitamente a todos os artigos publicados. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Cada artigo e fascículo são distribuídos sob licença do Creative Commons (BY-NC-SA - 4.0), que permite que o usuário também tenha acesso aberto a todos os demais artigos já publicados.

Taxas:  Não cobramos taxas para submisão de trabalhos e não cobramos taxa de processamento de artigos (TPA) (or Article Processing Charges - APC) para publicação de seus artigos.

Licença: Direitos Autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0).

Submissão: Temos um sistema de submissão em "fluxo contínuo". Ou seja, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer momento.

 

Indexadores

Dialnet (Base de dados de literatura hispânica)

Redalyc (Sistema de Información Científica Redalyc)

Latindex (Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal)

Sumários.org (Sumários de Revistas Brasileiras)

Livre (Revistas de livre Acesso)

Google Scholar  (Google Acadêmico)

 

 

Arquivamento e Repositório de Dados

Esta revista adota ferramentas de arquivamento e repositórios de dados. Para os repositórios, utilizamos o Diadorin (Diretório de Políticas Públicas das Revistas Brasileiras - IBICT). Para fins de arquivamento, a Acta Elit Salutis utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Editores 

 

Editor-chefe
Guilherme Welter Wendt, PhD. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde. 

Editores associados

Aedra Carla Bufalo Kawassaki, PhD. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde. 

Angelo Brandelli Costa, PhD. Pontifícia Universidade Católica do Rio-Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde. 

Cibele Canal Castro, PhD. University of Wisconsin at Madison, School of Medicine and Public Health, Department of Neurological Surgery. 

Lucas Roberto Pedron Paulino, PhD. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Curso de Medicina. 

 

Conselho Editorial 

Prof. Dr. Armando Cypriano Pires - Universidade Federal Fluminense (UFF).

Profa. Dra. Caroline Valente - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Profa. Dra. Carmem Lúcia de Mello Sartori Cardoso da Rocha - Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Prof. Dr. Emerson Luiz Botelho Lourenço - Universidade Paranaense (UNIPAR).

Profa. Dra. Franciele Ani Caovilla Follador - Universidade Estadual de Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Prof. Dr. Geraldo Emílio Vicentini - Universidade Estadual de Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Prof. Dr. Harnoldo Colares Coelho - Universidade de São Paulo, USP.

Prof. Dr. Dr. Harapan Harapan - Medical Research Unit, Tropical Diseases Center, Department of Microbiology, Universitas Syiah Kuala (Indonésia).

Prof. Dr. Roberto Pecoits Filho - Arbor Research Collaborative for Health (USA).