Sobre a Revista

• Comissão de Editores da Revista
  • Conselho Editorial da Revista AES

Foco e Escopo

A Acta Elit Salutis (AES) é um periódico semestral, exclusivamente online, que publica artigos originais de todas as áreas das Ciências da Saúde, como medicina, nutrição, odontologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, educação física, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e demais ciências aplicadas à saúde.

São aceitos artigos originais, em língua portuguesa, espanhola e inglesa, que abordem as ciências da saúde em aspectos básicos/experimentais, clínicos e pré-clínicos, de atendimento à saúde, saúde pública e epidemiologia, por exemplo.

Os artigos podem incluir resultados de métodos experimentais, nova interpretação dos resultados ou dados existentes relativos a problemas clínicos, trabalhos epidemiológicos que forneçam informações científicas substanciais para as ciências da saúde.

As submissões dos artigos ao periódico que envolvam pesquisas com seres humanos ou animais deverão vir acompanhadas dos pareceres dos respectivos Comitês de Ética em Pesquisa, além de atentar com as legislações e normativas nacionais e internacionais pertinentes.

Políticas de Seção

Artigos Originais

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Caso

Descrição detalhada de casos clínicos

Artigos de Revisão

Revisões Sistemáticas

Revisões Sistemáticas com Metanálise

Revisões Narrativas

Anais de Evento Científico

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a submissão, os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial, o qual apreciará a adequação dos mesmos. Em seguida, os artigos aprovados nesta etapa serão submetidos a uma  avaliação de adequação do artigo às normas da revista. O resultado dessa primeira etapa sairá, em média, em até 40 dias contados a partir da submissão. Caso o artigo possua problemas estruturais de não cumprimento das normas em vigência, os autores serão convidados a fazer as adequações solicitadas e ressubmeter o texto em até 30 dias. Após a ressubmição do artigo pelos autores, o trabalho será enviado para parecer cego por pares (blind peer review). Estimamos que o tempo médio para esta etapa é de até dois (2) meses. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas. A ordem de publicação segue o critério de fila única, exceto quando o Comissão Editorial julgar necessário realizar balanços bibliográficos. Também será necessário a Declaração de Conflito de Interesse (disponível durante o processo de submissão) e Declaração de Direitos Autorais (disponível durante o processo de submissão).

Periodicidade

Os itens da revista podem ser publicados coletivamente, quando o sumário estiver pronto, ou individualmente, adicionando-se os mesmos ao sumário atual quando prontos.

A Acta Elit Salutis (AES) é um periódico semestral (Janeiro - Junho / Julho - Dezembro), exclusivamente online, que publica artigos originais em todas as áreas das ciências da Saúde.

O DOI estará disponível a partir das edições do ano de 2019.

Política de Acesso Livre  (Open Access)

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Nosso periódico é de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso livre e imediato gratuitamente a todos os artigos publicados. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Cada artigo e fascículo são distribuídos sob licença do Creative Commons (BY-NC-SA - 4.0), que permite que o usuário também tenha acesso aberto a todos os demais artigos já publicados.

Taxas:  Não cobramos taxas ra submisão de trabalhos e não cobramos  taxa de processamento de artigos (TPA) (or Article Processing Charges - APC) para publicação de seus artigos.

Licença: Direitos Autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0).

Submissão: Temos um sistema de submissão em "fluxo contínuo". Ou seja, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer momento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Comissão de Editores da Revista

Editor-chefe