Temas & Matizes (ISSN: 1981-4682) é uma publicação de caráter técnico-científico, editada pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - NUFOPE, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A  revista teve edição semestral até o ano de 2018. A partir do volume 14 iniciou periodização anual, e de 2022 em diante será anual com fluxo contínuo. O periódico se caracteriza como projeto multidisciplinar, tendo como proposta suscitar o debate constante e permanente dos aspectos teórico-metodológicos relacionados à formação docente, projetos e prática de ensino, bem como acerca das políticas e realidade educacional. A Temas & Matizes busca consolidar-se como um veículo de difusão e debate que expresse o universo de pautas vinculadas às Licenciaturas e à docência, envolvendo a relação Educação Básica e Ensino Superior, além de exprimir reflexões críticas geradas pelo contato e interação com outras instituições.

Periodicidade: Anual - Fluxo Contínuo

Qualis Periódicos: O novo QUALIS Referência ainda não pode ser acessado na Plataforma Sucupira, e passa por refinamentos dos coordenadores de área, de forma que a CAPES divulgou, em julho de 2019, a lista preliminar com as novas notas (2017-2020) de todos os periódicos nacionais e internacionais utilizados nos programas de mestrado e doutorado do Brasil. Nessa proposição, a revista entraria na avaliação, alcançando, inicialmente, o índice B4 no QUALIS Referência..

 

Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data para publicação na Seção Tema Livre. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Sistema de Submissão: chamadas para publicação
Os manuscritos encaminhados para Chamadas de Dossiês devem ser submetidos dentro do período estipulado, conforme as chamadas para publicação, abordando as tematizações indicadas no anúncio. Assim que forem recebidos, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no número a ser publicado o respectivo Dossiê. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.

Publicação: Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na página da revista, no formato definitivo - Publicação Contínua (Rolling Pass) -, em que o artigo permanecerá na página da revista, desde a sua publicação, até o fechamento do Volume.

A revista Temas & Matizes declara que é aberta à contribuição de autores externos à entidade editora.

Indexadores:

 

Anúncios

Edição Atual

v. 15 n. 26 (2021): Dossiê: Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores

Caros leitores

Esse dossiê reúne trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica por acadêmicos das licenciaturas com a colaboração de professores da educação básica e das universidades de diversas regiões do país. É com muita alegria que disponibilizamos aos leitores da revista Temas e Matizes uma riquíssima oportunidade de conhecer diversas nuances de experiências em dois programas que foram implementados no contexto da pandemia. Os artigos instigam não somente o debate em torno desses programas, mas demonstram a capacidade de atuação num contexto que exigiu uma rápida resposta em relação às mudanças nas formas de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino.

Esperamos que  apreciem a leitura!

*Os textos e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos autores.

Publicado: 14-02-2022

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores

Ver Todas as Edições