Temas & Matizes (ISSN: 1981-4682) é uma publicação de caráter técnico-científico, editado pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - NUFOPE vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A Revista publica semestralmente textos com a participação de pesquisadores tanto da Unioeste como de outras universidades. Caracteriza-se como projeto multidisciplinar, tendo como proposta suscitar o debate constante e permanente dos aspectos teórico-metodológicos relacionados à formação docente e à prática de ensino. O projeto busca consolidar um veículo de divulgação que represente o universo dos pesquisadores de nossa universidade e que exprima o conjunto da reflexão crítica gerada pelo debate com outras instituições.

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Periodicidade: Semestral

Qualis Periódicos: a revista Temas & Matizes não possui atualmente classificação nas áreas em que publica, pois retornou ativamente no ano de 2017 (após ter a última publicação em 2011).

 

Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

A revista Temas e Matizes declara que é aberta à contribuição de autores externos à entidade editora.

 

Sistema de Submissão: chamadas para publicação
Os manuscritos devem ser submetidos nas datas estipuladas nas chamadas para publicação e dentro das temáticas nelas estipuladas. Assim que forem recebidos, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado. Aceitam-se manuscritos em língua portuguesa, língua espanhola, língua inglesa e língua alemã.



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Dossiê: Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores.

28-10-2020

A formação de professores, inicial e continuada, é de fundamental importância para a valorização da carreira docente e a qualidade da educação básica. Nos últimos dez anos, foram implementados no Brasil vários programas de formação de professores. Destacamos, neste dossiê, dois deles.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), instituído por meio da Portaria Normativa nº38, de 12 de dezembro de 2007, constitui-se em uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) operacionalizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como principais objetivos fomentar a iniciação à docência de estudantes ingressantes nos cursos de Licenciatura e oportunizar na primeira metade da licenciatura, uma aproximação prática dos licenciandos no cotidiano de escolas públicas de educação básica. Sua história tem sido exemplo do engajamento das instituições de ensino superior e da educação básica, dos docentes e dos acadêmicos na luta por mais qualidade na formação inicial e continuada em todo o país.

O Programa de Residência Pedagógica, instituído pela Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018, publicada pela CAPES, o qual também integra as ações da Política Nacional de Formação de Professores do MEC, objetiva proporcionar aos alunos de licenciatura, que já cumpriram a primeira metade do curso, uma imersão planejada e sistemática no ambiente escolar. Oportuniza-se, dessa forma, em parceira com os professores da Educação Básica, a vivência de casos concretos do cotidiano escolar e da sala de aula, que também serão objeto de reflexão, a partir da articulação entre a teoria e a prática.

Com base na história do Pibid e nas recentes experiências do Programa de Residência Pedagógica, propomos um espaço na Revista Temas e Matizes, do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino – NUFOPE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, para que acadêmicos das licenciaturas, juntamente com seus professores supervisores e orientadores, divulguem seus trabalhos desenvolvidos no âmbito desses programas.

 

Docentes e acadêmicos poderão submeter texto em forma de artigo, relato de experiência, entrevista ou ensaio fotográfico. Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas. Os relatos de experiência e entrevistas, entre 06 e 20 páginas. Os ensaios fotográficos devem apresentar um texto introdutório com até cinco mil palavras e entre 08 e 12 fotos acompanhadas de título e legenda.

Saiba mais sobre Dossiê: Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores.

Edição Atual

v. 14 n. 25 (2020): DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas

APRESENTAÇÃO

 
 Silvia Zamberlan Costa Beber[1]

Sueli Ribeiro Comar[2]

Susimeire V. Rosotti de Andrade[3]

 

Os desafios impostos pela conjectura preconizada pela pandemia da Covid-19 à humanidade, levou distintos setores, entre eles o educacional, buscar alternativas para enfrentar os problemas e dificuldades gerados pela pandemia. Os profissionais da educação têm produzido novos meios e produtos educacionais, garantindo a continuidade das ações e o atendimento dos estudantes da educação básica e do ensino superior.

Diante deste cenário, a Revista Temas & Matizes, editada pelo NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, convidou a comunidade acadêmica a contribuir com o Dossiê “A docência frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas”.

A contribuição desse dossiê, é dialogar coletivamente, visando repensar em tempos de pandemia a prática docente que é indissociável dos aspectos teóricos metodológicos. Assim, a Revista Temas & Matizes não está alheia aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o dossiê ora apresentado foi composto por artigos, de pesquisadores do Brasil e Portugal.

Os estudos apresentados pelos pesquisadores que compõem o dossiê, corroboram com a indissociabilidade entre a produção teórica e a prática que constituem um grande desafio, e que este refletirá no trabalho docente. Desejamos uma ótima leitura!


[1] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Toledo.

[2] Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão.

[3] Professora do curso de Licenciatura em matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu.

Publicado: 31-05-2021

DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas

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