Formação de professores e educação inclusiva: possibilidades de pensar para além da mesmidade

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) https://orcid.org/0000-0002-3603-7097
  • Daniel Skrsypcsak Centro Universitário FAI - Itapiranga/SC
  • Lilian Wecker Rother

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.17944
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Inclusiva, Alteridade.

Resumo

O presente texto, de cunho bibliográfico, objetiva refletir sobre a formação de professores para os desafios de uma Educação Inclusiva. Para tanto, consideramos imprescindível (re)pensar e (re)significar a prática docente, que exige a articulação da teoria com a prática, a fim de resolver situações-problema e refletir sobre a própria atuação profissional. Só assim podemos acolher as diversidades presentes na escola e em cada sala de aula e, desse modo, pensar para além de uma pedagogia da mesmidade ou do apagamento. Pensar para além da mesmidade exige resgatar e garantir a humanização e respeitar todos na sua diferença, uma vez que o Outro é sempre uma nova possibilidade, um novo (re)começo na experiência educativa.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Daniel Skrsypcsak, Centro Universitário FAI - Itapiranga/SC

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação (UNESC), graduado em Educação Física (UFSM), professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e professor na Graduação e Pós-Graduação no Centro Universitário FAI de Itapiranga. 

Lilian Wecker Rother

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Fai Faculdades de Itapiranga-SC. Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela FAEL. Professora da rede estadual de Santa Catarina

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

SCHÜTZ, J. A.; SKRSYPCSAK, D.; ROTHER, L. W. Formação de professores e educação inclusiva: possibilidades de pensar para além da mesmidade. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 1–15, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.17944. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/17944. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão