As histórias em quadrinhos no processo de alfabetização: quais estratégias as crianças utilizam para entendê-las?

Autores

  • Márcia Antônia Dias Catunda Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.18838
Agências de fomento

Palavras-chave:

Quadrinhos. Alfabetização. Letramento. Imagens.

Resumo

O presente trabalho visa mostrar quais as estratégias que as crianças que estão em processo de alfabetização utilizam para compreender as Histórias em Quadrinhos. Com isso também busca analisar as principais estratégias de leitura para que professores e pedagogos tenham êxito ao alfabetizar crianças. Esse trabalho também mostra como e por que fazer uso dessas ferramentas em sala de aula e os efeitos de se trabalhar com quadrinhos ou outros gêneros que contenham imagens. Os principais assuntos abordados são estratégias de leitura, quadrinhos, imagens, alfabetização e letramento com estudo de caso feito com uma criança em fase de alfabetização.

Biografia do Autor

Márcia Antônia Dias Catunda, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino da Língua Portuguesa (UECE), mestranda em Informática Educativa (UECE).

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Vol.3 - Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. VANNUCCHI, Andrea Infantosi, BARROS, Marcelo Alves. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIRARDELLO, Gilka (Org.). Baús e chaves da narração de histórias. 3. ed. Florianópolis: SESC/SC, 2006.

RAMOS, Paulo. Histórias em quadrinhos: gênero ou hipergênero? Estudos Linguísticos, São Paulo, p. 355-367, set.-dez, 2009.

RAMOS, Paulo. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. Tese. Doutorado em Letras. Área de concentração: Filologia e Língua Portuguesa. Faculdade de Filosofia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, 424 f.

SOUZA, Linete Oliveira de; BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere et Educare. Vol. 6, jul. - dez. 2011.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das histórias em quadrinhos em sala de aula: uma alfabetização necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004, p. 7-29.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

22-07-2018

Como Citar

CATUNDA, M. A. D. As histórias em quadrinhos no processo de alfabetização: quais estratégias as crianças utilizam para entendê-las?. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 75–85, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i22.18838. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18838. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação