O “Novíssimo Príncipe”. Gramsci e a reconstrução da teoria marxista do partido
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v20i40.10052Palavras-chave:
Revolutionary Party, ‘Modern Prince’, Antonio Gramsci. 1 INTRODUÇÃO AResumo
É somente nos “Cadernos do cárcere”, através da fórmulapolítica cristalizada no ‘moderno Príncipe’, que a teoria gramsciana dopartido político atinge a sua configuração definitiva. Além do diálogodireto com as formulações leninianas e com aquelas posteriormentedesenvolvidas pela Internacional Comunista (IC), é também perceptível osecos da interlocução crítica com a sociologia elitista do partido político deRobert Michels. Em grande medida, é graças a esse approach crítico, e nãosectário, que Gramsci pôde produzir uma das mais originais reflexõessobre a organização partidária dentro da tradição marxista, enfrentando asquestões então negligenciadas da burocratização e da oligarquização dospartidos operários, fornecendo, assim, uma possível superação teóricapara a tese elitista da inevitabilidade da cisão entre os interesses do núcleodirigente partidário e os interesses de sua referência social. O objetivodeste trabalho é recuperar algumas contribuições de Gramsci para areconstrução da teoria do partido revolucionário nos dias de hoje.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.