O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v20i40.10054Palavras-chave:
Sociological Literacy, Teaching Sociology, High School, CitizenshipResumo
Este ensaio discute a Sociologia como disciplina no EnsinoMédio, argumentando que a iniciação à Sociologia não pode se resumir aoensino aligeirado de alguns conceitos, autores ou temas das CiênciasSociais, como também não deve ser confundida com uma “formação paraa cidadania”, mas deve orientar-se para as atitudes e os comportamentosda pessoa que passa por esse processo. Na primeira parte discutimos oconceito de cidadania presente na LDB e em outros textos de referência,bem como fazemos a denúncia do caráter conservador da ideia de umaformação para a cidadania e, na segunda, discorremos acerca doalfabetismo, argumentando que, por remeter ao conjunto de práticassociais associadas aos conhecimentos adquiridos, este conceito amplia oshorizontes da reflexão sobre o Ensino de Sociologia.Downloads
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