O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia

Autores

  • Jacqueline Parmigiani
  • Osmir Dombrowski

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v20i40.10054

Palavras-chave:

Sociological Literacy, Teaching Sociology, High School, Citizenship

Resumo

Este ensaio discute a Sociologia como disciplina no EnsinoMédio, argumentando que a iniciação à Sociologia não pode se resumir aoensino aligeirado de alguns conceitos, autores ou temas das CiênciasSociais, como também não deve ser confundida com uma “formação paraa cidadania”, mas deve orientar-se para as atitudes e os comportamentosda pessoa que passa por esse processo. Na primeira parte discutimos oconceito de cidadania presente na LDB e em outros textos de referência,bem como fazemos a denúncia do caráter conservador da ideia de umaformação para a cidadania e, na segunda, discorremos acerca doalfabetismo, argumentando que, por remeter ao conjunto de práticassociais associadas aos conhecimentos adquiridos, este conceito amplia oshorizontes da reflexão sobre o Ensino de Sociologia.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PARMIGIANI, J.; DOMBROWSKI, O. O Alfabetismo Sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 40, p. 193–210, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i40.10054. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/10054. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos