DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: OS IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA URBANA BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i43.12643Mots-clés :
Participação Social, Instituições Participativas, Políticas Públicas, Política Urbana.Résumé
O objetivo deste ensaio é discutir os impasses na consolidação da política urbana brasileira, em que pese à existência de vasto arcabouço institucional participativo. Tensionando pressupostos teóricos que consideram a abertura de espaços democráticos de participação social elemento-chave para a efetivação de políticas públicas mais justas e menos excludentes, são apresentados os dilemas da política urbana no Brasil à luz da realidade de Porto Alegre. Após a classificação da situação das demandas incluídas nos Planos de investimentos do Orçamento Participativo entre os anos de 2002 a 2010 referentes ao tema da habitação, esforça-se para desenhar a dinâmica das políticas públicas em contextos contemplados por fóruns participativos consolidados. Por fim, argumenta-se que é preciso incluir outras variáveis explicativas que vão além da existência das instituições participativas. No caso da política urbana, a análise focada nos atores envolvidos nos processos de execução e gestão da política é fundamental. Atores sociais e agentes estatais estão localizados em diferentes espaços da engenharia institucional da política pública, e o menor ou maior grau de realização das demandas sociais vai depender negociação estratégica desses atores naquele espaço.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.