BRASIL - PARAGUAI: CONSIDERAÇÕES SOBRE A “FRONTEIRA DO CONSUMO”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i44.12933Palabras clave:
Fronteira, Brasil, Paraguai, Consumo.Resumen
A fronteira que separa, mas também une, os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai) pode ser considerada como a “fronteira do consumo”. Este ambiente fronteiriço é criado e recriado diariamente com base nas relações transfronteiriças que ali se estabelecem. O centro comercial de Ciudad del Este ficou conhecido mundialmente na década de 1990 devido à expressividade das relações de comércio e consumo que lá se desenrolavam. Ciudad del Este chegou a ser considerada o terceiro maior centro comercial mundial, mas, com o decorrer dos anos, foi perdendo um pouco de sua representatividade. Anos recentes mostram um decréscimo nas vendas na cidade paraguaia, mas, nem por isso, Ciudad del Este deixou de ser destino de diversos turistas-consumidores. Assim, o presente artigo é uma síntese da Dissertação de Mestrado em Geografia, defendida no ano de 2014, intitulada “A fronteira do consumo: relações transfronteiriças entre Foz do Iguaçu (BR) e Ciudad del Leste (PY)”. O artigo em questão compreende algumas das considerações obtidas ao longo da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.