Os filhos e “afilhados” de São Francisco de Assis: a construção da identidade religiosa e do parentesco da família franciscana
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v13i26.1542Keywords:
Identidade cultural, franciscanos, vida religiosa.Abstract
O presente trabalho retoma uma antiga reflexão feita por mim, a respeito da noção de identidade religiosa. Reflito a partir da etnografia feita por mim dos franciscanos pertencentes a três dos diferentes ramos “legítimos” e contrasto esta família religiosa com dados que coletei, desde então, em outras famílias religiosas e no geral da Igreja Católica Romana. Busco com isto compreender e apresentar um quadro das identidades construídas que possibilite não só visualização da família franciscana, tomada como exemplo, como modelo do estudo, mas que outras famílias religiosas e não religiosas possam ser assim também vistas. Com isto, creio, ampliar a compreensão do campo religioso, chamando a atenção para a especificidade de tais famílias, congregações, ordens religiosas e espiritualidades, geradas pelas pessoas que as compõem e que nelas vivem em contraste com todos nós que lhes somos externos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.