A inferência causal e o conhecimento da realidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v14i27.1562Keywords:
Inferência causal, Hume, Ceticismo, Indução, Conhecimento.Abstract
No trabalho ensaiamos a introdução de um instrumental na leitura das Investigações sobre o Entendimento Humano de Hume, que permita ultrapassar a leitura meramente epistemológica, ou seja, a leitura que limita a reflexão de Hume a uma crítica das leis da natureza. Sem negar tal abordagem, podemos detectar no texto de Hume uma crítica mais ampla do conhecimento da natureza, ou seja, a tese de que o conhecimento dela é impossível. Tal leitura é detectada por qualquer leitor atento. Assim, visamos apenas criar instrumentos (conceitos, argumentos) para que tal leitura ultrapasse a dimensão intuitiva.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.