Fronteiras e políticas de drogas: pesquisando as experiências do Brasil e do Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v23i46.16130Palavras-chave:
Fronteiras, Brasil e Uruguai, política de drogas, segurançaResumo
O presente artigo visa a apresentar a parte exploratória do Projeto de Pesquisa “Fronteiras e Políticas de Drogas”, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras (Lepif) com o objetivo geral de investigar as políticas públicas dos países da América do Sul de forma geral, e as relacionadas às drogas de forma específica. Neste estudo propõe-se uma abordagem comparativa e analítica das políticas de drogas implementadas no Brasil e no Uruguai, buscando conhecer as legislações e redes de atuação do Estado por meio de um olhar transdisciplinar, envolvendo, nesse primeiro momento, o Direito, as Relações Internacionais e a Sociologia. Tendo em vista que a temática sobre drogas envolve desde a saúde do indivíduo até o narcotráfico e suas redes transnacionais, parte-se das fronteiras no sentido global para se chegar, ao longo do projeto, no local e no indivíduo. Primeiro compreendendo as políticas macro dos Estados e sua caracterização a partir dos conceitos de Segurança Nacional ou de Segurança Humana, para, em um segundo momento, compreender o que ocorre entre as fronteiras dessas políticas globais com as dinâmicas locais dos espaços transnacionais denominados fronteiras.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.