Questões do campo religioso de Soure, Ilha do Marajó, durante as eleições de 2000

Autores

  • Marcos Silva da Silveira UFPR

Resumo

As eleições municipais de 2000, em Soure, Pará, foram precedidas de uma séria crise política, vivenciada com um largo uso de recursos simbólicos, fez com que a eleição de outubro tivesse um caráter de “salvação”. O prefeito eleito articulou o apoio de diversas lideranças religiosas e culturais presentes na cidade, imprimindo um tom “purificador”, à sua candidatura e a sua vitória. No ano seguinte, verificou-se uma acirrada competição entre líderes das principais religiosidades da cidade, católicos, pentecostais e pajés, que procuravam otimizar sua participação na “salvação” do município. Essa competição permite uma reflexão, a partir de um caso, a respeito do campo religioso brasileiro contemporâneo.

Biografia do Autor

Marcos Silva da Silveira, UFPR

Professor titular na UFPR, pós-doutor pelo Museu Nacional (UFRJ) (2015), doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (1999), mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1994) e possui graduação em Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1986). Atualmente, é professor associado IV da Universidade Federal do Paraná, junto ao PPGA e ao curso de Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

23-03-2022

Como Citar

SILVEIRA, M. S. da . Questões do campo religioso de Soure, Ilha do Marajó, durante as eleições de 2000. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 28, n. 56, 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/29049. Acesso em: 25 abr. 2024.