O discurso anticomunista católico:
Uma análise do jornal cuiabano “A Cruz” entre os anos de 1930 e 1935
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma leitura do jornal “A Cruz” (Órgão da Liga Social Catholica Brasileira de Matto-Grosso) com propósito de apontar como o comunismo foi tratado por intelectuais e autoridades eclesiásticas desse periódico, que produziam notícias de caráter político-ideológico e alertavam seus leitores sobre as manifestações comunistas no estado de Mato Grosso e no País entre os anos de 1930 e 1935. Para o catolicismo, o comunismo era encarado como um inimigo perigoso que ameaçava a ordem social existente e a sobrevivência da religião, pois destruía os princípios religiosos e morais da Igreja Católica. O combate contra o comunismo foi pregado nas cartas pastorais, encíclicas e também ganhou força nos jornais, principalmente católicos. Em Mato Grosso, o jornal “A Cruz” produziu uma narrativa de desprezo e desqualificação, enfatizando que o comunismo era uma verdadeira balbúrdia, externando o quanto esse modelo político era condenado pela hierarquia eclesiástica católica. Nesse sentido, o jornal “A Cruz” foi um veículo estratégico utilizado pela da Igreja Católica em Cuiabá-MT, para deslegitimar quaisquer ideias, princípios, posicionamentos que fossem contrárias às do catolicismo, especialmente de coloração comunista. E assim os periódicos tornaram-se um espaço de riqueza, usado pela hierarquia católica, para difundir a fé católica, seus costumes, combatia seus inimigos, informando e formando seus leitores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.