Imigrantes na escola: região de fronteira em evidência no processo de (des)integração com o outro

Autores

  • Maria Aparecida Pereira Brandão
  • Isis Ribeiro Berger

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca do conceito “fronteira em movimento”, observando possíveis relações estabelecidas com imigração e educação. Levando em consideração a genealogia dos debates sobre fronteira, explorando as perspectivas teóricas e metodológicas que abordam as fronteiras, o presente artigo utiliza  como textos-base os livros Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano de José de Souza Martins  (2009), Capitalismo autoritário e campesinato: um estudo comparativo a partir da fronteira em movimento de Otávio Guilherme Velho (2009) e o artigo Nação e integração nas escolas de fronteira: a mobilidade docente e a aprendizagem das línguas nacionais entre o Brasil e a Argentina de Flávia Alves de Sousa e José Lindomar C. Albuquerque (2019).

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Publicado

09-01-2025

Como Citar

BRANDÃO, M. A. P.; BERGER, I. R. Imigrantes na escola: região de fronteira em evidência no processo de (des)integração com o outro. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 31, n. 62, p. 25, 2025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/34743. Acesso em: 26 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Para além da fronteira: Estudos interdisciplinares sobre dinâmicas e complexidades fronteiriças