Aquisição tardia da libras e o ensino da matemática: reflexões com base na teoria histórico-cultural

Autores

  • Lindomar Lindolfo Steffen
  • Marynara Oliveira
  • Jane Peruzo Iacono
  • Sophia Castilho Steffen

Resumo

Esse estudo tem por objetivo analisar e discutir as possíveis consequências da aquisição da língua de sinais de forma tardia pelo surdo no aprendizado da matemática a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, subtraindo toda compreensão dessa teoria para a elucidação dos fatores, dos motivos, das causas da aquisição tardia da Libras e suas consequências no ensino da matemática para alunos surdos. A pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico surgiu a partir do anseio dos professores do Programa de Educação Especial - PEE da Unioeste ao perceberem as dificuldades dos alunos (as) surdos (as) em compreender o conteúdo da matemática. Pode-se concluir a partir das reflexões como base em Vigostki e em outros autores que a criança surda tem o direito de acessar o mais breve possível sua língua natural sendo que a demora na apropriação da língua de sinais pelo surdo gera um atraso no desenvolvimento das funções psicológicas que resulta como consequência dificuldades ou barreiras no acesso e aprendizado dos conteúdos escolares, dentre eles a matemática. Constata-se que a ausência de uma língua se torna impeditivo do acesso aos conteúdos mais abstratos da matemática. Destaca-se que metodologias de ensino baseadas em recursos visuais, como: esquemas, imagens, vídeos e materiais concretos, bem como, poder contar com intérprete de libras e/ou professor surdo contribui para o acesso de conteúdos matemáticos pelo aluno surdo.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

STEFFEN, L. L.; OLIVEIRA, M.; IACONO, J. P.; STEFFEN, S. C. Aquisição tardia da libras e o ensino da matemática: reflexões com base na teoria histórico-cultural. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 63, p. 20, 2025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/36089. Acesso em: 5 dez. 2025.