Aquisição tardia da libras e o ensino da matemática: reflexões com base na teoria histórico-cultural
Resumo
Esse estudo tem por objetivo analisar e discutir as possíveis consequências da aquisição da língua de sinais de forma tardia pelo surdo no aprendizado da matemática a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, subtraindo toda compreensão dessa teoria para a elucidação dos fatores, dos motivos, das causas da aquisição tardia da Libras e suas consequências no ensino da matemática para alunos surdos. A pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico surgiu a partir do anseio dos professores do Programa de Educação Especial - PEE da Unioeste ao perceberem as dificuldades dos alunos (as) surdos (as) em compreender o conteúdo da matemática. Pode-se concluir a partir das reflexões como base em Vigostki e em outros autores que a criança surda tem o direito de acessar o mais breve possível sua língua natural sendo que a demora na apropriação da língua de sinais pelo surdo gera um atraso no desenvolvimento das funções psicológicas que resulta como consequência dificuldades ou barreiras no acesso e aprendizado dos conteúdos escolares, dentre eles a matemática. Constata-se que a ausência de uma língua se torna impeditivo do acesso aos conteúdos mais abstratos da matemática. Destaca-se que metodologias de ensino baseadas em recursos visuais, como: esquemas, imagens, vídeos e materiais concretos, bem como, poder contar com intérprete de libras e/ou professor surdo contribui para o acesso de conteúdos matemáticos pelo aluno surdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.