A importância da literatura visual como prática de letramento na educação do estudante surdo
Resumo
O ato de contar histórias é um hábito tão antigo quanto a civilização e esteve presente em diferentes culturas, atuando como um dispositivo para a aprendizagem de forma lúdica e afetiva. As histórias e as representações da cultura surda, caracterizada pela literatura visual, evidenciam o caminho da autorrepresentação dos surdos na luta pelo estabelecimento do que reconhecem como suas identidades, legitimando sua língua, suas formas de narrar as histórias, e se narrar. Assim sendo, a didática cultural surda vem orientando para uma educação com nas metodologias visuais, nas práticas de letramento tanto visual quanto linguístico, com recursos de imagens, associados as informações de textos que narrem as vivências surdas. Materiais pedagógicos que façam parte do mundo real desses sujeitos e que possam ser trabalhados na perspectiva dos letramentos onde o visual e o imagético são usados com grande relevância para estas produções. Por isso a proposta do uso da literatura visual ou literatura surda vem ao encontro dessa necessidade, pois culturalmente é através das produções literárias que as pessoas exploram a imaginação, contam história, manifestam emoções e transmitem elementos às gerações posteriores. Assim sendo, esse estudo está organizado a partir da metodologia bibliográfica e objetiva discutir a importância da literatura visual como recurso que amplia a condição de letramento e desenvolvimento das crianças e jovens surdos no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.