O conhecimento prévio do aluno: um alicerce para a aprendizagem significativa de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v12i24.443Palabras clave:
Ensino de língua estrangeira, conhecimento prévio do educandoResumen
Este artigo tem como objetivo central promover uma reflexão sobre as implicações da inserção de uma língua estrangeira no currículo escolar, em especial sobre a necessidade e a importância de se considerar os conhecimentos prévios do aluno (lingüísticos e de mundo). Uma revisão da literatura que trata do ensino de língua estrangeira revela a importância de se inserir um idioma estrangeiro no cotidiano escolar. Mas, para que os objetivos que se propõe para essa disciplina sejam garantidos, é preciso que o contexto sócio-cultural do aluno, suas experiências e seus conhecimentos sejam considerados como uma base de sustentação para a aquisição de novos conhecimentos, para que ocorra uma aprendizagem significativa. Embora esse não seja o único fator necessário para que o ensino de língua estrangeira tenha “sucesso”, pode auxiliar de forma considerável para a construção de uma base real de conhecimento lingüístico e na formação integral do educando, conforme propõem as teorias que sustentam o ensino de língua estrangeira para a escola pública.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.