IMMANUEL KANT: considerações sobre a teoria do homem como “cidadão de dois mundos”
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v18i36.9039Mots-clés :
Conhecimento Prático. Razão Prática. Liberdade Transcendental. Unidade da Razão.Résumé
Este artigo tem como principal objetivo apresentar a concepção kantiana dohomem como “cidadão de dois mundos”, aquela aparente concepção dualista fundada a partirda doutrina do Idealismo Transcendental do Sujeito kantiano. É desde a compreensão darazão em sentido tríduo (como razão teórica, razão especulativa e razão prática) que podemosconceber de que modo a distinção efetuada entre “o que podemos conhecer” e “o quepodemos pensar” reflete ou produz conseqüências em relação à questão acerca “do quepodemos fazer”. Ao falar do homem como cidadão tanto do mundo sensível como do mundointeligível, Kant é incisivo em assinalar o modo pelo qual deve ser adotada tal perspectiva.Como opções há um modo de adotá-la como tratando de dois mundos ontologicamenteseparados ou somente como dois pontos de vista conceitualmente adotados. No decorrer doestudo se demonstrará porque o filósofo admite claramente apenas a distinção conceitual epor isso, possível apenas desde a esfera do puro pensamento. Conforme será demonstrado,esta questão mostra-se atrelada ao problema da elucidação kantiana sobre o desenvolvimentodo conceito de liberdade.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.