OS TRONCOS MISSIONEIROS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MISSIONEIRA A PARTIR DA MÚSICA

Autores

  • Iuri Daniel Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9780

Palavras-chave:

Música e geografia, fronteira, música regional, identidade missioneira.

Resumo

Troncos Missioneiros é o nome de um disco que reúne quatro artistas da RegiãoMissioneira do Rio Grande do Sul: Jaime Caetano Braun, Noel Guarany, Cenair Maicá ePedro Ortaça. Além de fomentar uma Música Regional Missioneira, o principal legado dosartistas relacionados como “Troncos Missioneiros” está no pioneirismo da construção deuma identidade missioneira através da música. No que tange a identidade regional, sãoenfatizados algumas temáticas principais: as características de um passado rural; a influênciada cultura Guarani; a fronteira de integração/repulsão latino-americana. Já a construção deuma Música Regional Missioneira parte de algumas influências anteriores importantes, masé consolidada pelos artistas citados. Depois deles, há um grande leque de artistas nascidosna região que se identificam com a produção musical missioneira, vários destes parentesdiretos dos Troncos. Num contexto maior, a partir dos anos 90, a música regional do RioGrande do Sul se desenvolve por dois caminhos: Música Campeira e a Tchê Music. Emambos, há regravações da obra musical dos Troncos Missioneiros. Nosso trabalho vincula-sea uma Geografia Cultural Renovada, a partir da inclusão de novos objetos de estudo, emnosso caso a música popular.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BARBOSA, I. D. OS TRONCOS MISSIONEIROS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MISSIONEIRA A PARTIR DA MÚSICA. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 141–156, 2000. DOI: 10.48075/rtc.v20i39.9780. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9780. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos