O PERSONAGEM ZÉ CARIOCA E A AUTOCRÍTICA DE UM ESTEREÓTIPO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i25.13874Palavras-chave:
Indústria Cultural, Histórias em Quadrinhos, Zé CariocaResumo
Este ensaio analisa o personagem Zé Carioca de Walt Disney, único protagonista brasileiro de Histórias em Quadrinhos criado por estrangeiros. Busca desconstruir a ideia de que o herói seria uma crítica americana aos brasileiros, por ser malandro e avesso ao trabalho. O estudo, realizado por meio de levantamento bibliográfico, resgata o histórico sociocultural que envolveu a criação do personagem e trata de sua formação e evolução gráfica e de caráter ao longo de quatro fases distintas. Assim é possível concluir que os responsáveis pela índole duvidosa de Zé Carioca não foram somente os americanos, mas também os desenhistas e roteiristas brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.