FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SEMIÁRIDO BAIANO

Autores

  • Isaac Figueredo de FREITAS Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.18117
Agências de fomento

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação de tradutores e intérpretes, Semiárido baiano.

Resumo

Este artigo objetiva descrever e analisar uma experiência de formação de Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, em nível médio, via extensão universitária, ofertada no semiárido baiano. Resultado de uma pesquisa, predominantemente, de campo, que teve como lócus o próprio espaço de formação onde o pesquisador esteve inserido atuando como professor formador e pesquisador, este trabalho trata-se de um estudo com características de uma pesquisa-ação. Os dados que fazem parte do escopo de análise deste artigo – textos escritos em Língua Portuguesa e vídeos produzidos em Libras - foram cedidos por discentes na condição de colaboradores participantes. Os relatos tecidos no corpo deste artigo não visam apresentar um modelo ideal de formação, senão incitar o aprofundamento das discussões teóricas em torno da extensão universitária como modalidade de formação profissional de tradutores e intérpretes Libras/Língua Portuguesa, em nível médio.

Biografia do Autor

Isaac Figueredo de FREITAS, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor de Libras, em cargo efetivo, lotado no Colegiado de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Sr. do Bonfim. Doutorando em Linguistica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Profª Drª Marianne Rossi Stumpf.

Downloads

Publicado

29-06-2018

Como Citar

FREITAS, I. F. de. FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO SEMIÁRIDO BAIANO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 32, p. 40–52, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i32.18117. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/18117. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Língua Brasileira de Sinais: descrição linguística, formação profissional e educação bilíngue