POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19429Palavras-chave:
Política de formação de professores, gerencialismo, trabalho docente.Resumo
Este artigo se situa no campo da formação de professores e apresenta resultado de pesquisa que aborda a concepção de formação continuada de docentes de uma rede pública municipal de ensino, considerando a lógica das formas de gestão introduzida na organização escolar e no sistema educacional. A proposta é identificar possíveis relações entre a formação continuada de professores que ocorre no interior da escola e o trabalho docente, por meio da análise de entrevistas com sujeitos envolvidos no processo formativo em estudo. A pesquisa possibilitou compreender que ocorrem ambivalências na referida formação, pois evidencia ações que contribuem para o fortalecimento do trabalho docente e, ao mesmo tempo, elementos em que as formas de controle e de responsabilização docente favorecem um trabalho orientado à racionalidade técnica, influenciando diretamente na qualidade da educação.
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Recebido em 01-05-2018 e aceito em 14-08-2018.
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