POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19429

Palavras-chave:

Política de formação de professores, gerencialismo, trabalho docente.

Resumo


Este artigo se situa no campo da formação de professores e apresenta resultado de pesquisa que aborda a concepção de formação continuada de docentes de uma rede pública municipal de ensino, considerando a lógica das formas de gestão introduzida na organização escolar e no sistema educacional. A proposta é identificar possíveis relações entre a formação continuada de professores que ocorre no interior da escola e o trabalho docente, por meio da análise de entrevistas com sujeitos envolvidos no processo formativo em estudo. A pesquisa possibilitou compreender que ocorrem ambivalências na referida formação, pois evidencia ações que contribuem para o fortalecimento do trabalho docente e, ao mesmo tempo, elementos em que as formas de controle e de responsabilização docente favorecem um trabalho orientado à racionalidade técnica, influenciando diretamente na qualidade da educação.

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Recebido em 01-05-2018 e aceito em 14-08-2018.

Biografia do Autor

Edna Coimbra da SILVA, Universidade Federal de Pelotas

Edna Coimbra da Silva, Mestre em Educação pela UFMT, professora da SEDUC/MT. Cursando doutorado na UFPEL, na Faculdade de Educação sob a orientação do Profº Drº Álvaro M. Hypolito. Contato: ednaa_coimbra@hotmail.com

 

Ozerina Victor de OLIVEIRA, Pesquisadora do IE/PPGE/UFMT

IE/PPGE/UFMT

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

SILVA, E. C. da; OLIVEIRA, O. V. de. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Trama, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 37–48, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19429. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19429. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate