VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DADA AO ESTUDO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA DE LÍNGUA INGLESA - COLEÇÃO WAY TO GO! (PNLD 2018)

Autores

  • Alessandra Leles ROCHA Universidade Federal de Uberlândia
  • Thais de Sousa CORSINO Universidade Federal de Uberlândia
  • Willian Mineo TAGATA Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i34.20961

Palavras-chave:

Fonética. Fonologia. Língua Inglesa. Letramento Crítico.

Resumo


Entre as habilidades cognitivas dos seres humanos destaca-se a comunicação, a qual, por meio de códigos, símbolos e palavras, permite-lhes, além de exteriorizar seus pensamentos, sentimentos e emoções, consolidar os diferentes níveis que caracterizam as relações sociais. Este estudo, realizado durante a disciplina PIPE 3- Fonética e Fonologia de Língua Inglesa, buscou verificar a importância dada ao estudo da Fonética e da Fonologia na coleção de livros didáticos para o ensino médio WAY TO GO!. A análise realizada demonstrou que há um avanço na proposta da coleção quanto à presença de atividades de Fonética e Fonologia, embora tais ainda sejam superficiais e não promovem o letramento crítico de aprendizes e professores.   

 

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Recebido em 22-11-2018.

Aceito em 26-02-2019.


Biografia do Autor

Alessandra Leles ROCHA, Universidade Federal de Uberlândia

- Mestre em Geografia (Área de Concentração: Análise, Planejamento e Gestão Socioambiental), pela Universidade Federal de Uberlândia.

- Bacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Uberlândia.

- Graduanda em Letras, Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Uberlândia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3159400393008830

Thais de Sousa CORSINO, Universidade Federal de Uberlândia

- Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), pela Universidade Federal de Uberlândia.

- Graduada em em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Paulista (2016) e em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).

- Graduanda em Letras, com habilitação em Língua Inglesa e Literatura, pela Universidade Federal de Uberlândia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2187116983602864

Willian Mineo TAGATA, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

- Doutor em Letras - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2007), e Pós-doutorado pela mesma instituição (2016).

- Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2561765490886281

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

ROCHA, A. L.; CORSINO, T. de S.; TAGATA, W. M. VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DADA AO ESTUDO DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA DE LÍNGUA INGLESA - COLEÇÃO WAY TO GO! (PNLD 2018). Trama, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 82–93, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i34.20961. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/20961. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Contribuições dos estudos de fonética e fonologia para o ensino