CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONÉTICA ARTICULATÓRIA E ENSINO

Autores

  • Aline de Lima BENEVIDES Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i34.20967

Palavras-chave:

Consciência fonológica. Fonética articulatória. Ensino.

Resumo


Neste artigo discutem-se conceitos essenciais de fonética articulatória relacionando-os com o conceito de consciência fonológica, a fim de mostrar como aquele pode ser base do desenvolvimento deste. Para isso, expõem-se características do sistema de escrita do português, explicitando a relação letra-som. Além disso, parte-se da fonética articulatória para apresentar o sistema fonológico do PB. Busca-se, por fim, relacionar questões articulatórias com os correntes desvios de escrita encontrados nos textos de alunos de todas as séries do ensino regular.

 

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Recebido em 22-11-2018

Aceito em 22-02-2019

 

Biografia do Autor

Aline de Lima BENEVIDES, Universidade de São Paulo

Aline de Lima Benevides é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Raquel Santana Santos (USP) e sob co-orientação da Profa. Dra. Thaïs Cristófaro Silva (UFMG), e realiza pesquisas na área de Fonologia e Psicolinguística. Este artigo nasce da experiência de ensino em dois cursos de extensão voltados para professores de português e pedagogos na Universidade de São Paulo. São eles O papel da gramática e da reflexão linguística no ensino de língua portuguesa e Fonologia, aquisição e educação. E-mail da pesquisadora é benevides.aline12@gmail.com

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

BENEVIDES, A. de L. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, FONÉTICA ARTICULATÓRIA E ENSINO. Trama, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 18–28, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i34.20967. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/20967. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Contribuições dos estudos de fonética e fonologia para o ensino