OS MULTILETRAMENTOS E OS GÊNEROS DISCURSIVOS: SER LETRADO EM AMBIENTES DIGITAIS NA MODERNIDADE TARDIA

Autores

  • Fernando Arthur GREGOL
  • Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21341

Palavras-chave:

Multiletramentos. Gêneros Multimodais. Ensino de Língua Estrangeira.

Resumo


A modernidade tardia (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) trouxe consigo a ascensão dos meios digitais e de novas possibilidades de interação. Com isso, novos gêneros, ou gêneros “reconfigurados”, sustentam os propósitos discursivos e formatam os novos enunciados que nos são disponibilizados todos os dias. Esta modernidade tardia, portanto, nos coloca novos desafios: ser letrados em diferentes linguagens multissemióticas e multimodais (LEMKE, 2010). Diante desse contexto, nosso objetivo é analisar de que forma o letramento digital se manifesta do ponto de vista da leitura, compreensão e produção de textos de alunos de nível avançado e nível iniciante em Língua Inglesa, num programa de ensino de línguas de uma universidade pública. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006), compreendemos a linguagem como uma manifestação social, dotada de características discursivas, portanto, impossível de ser descolada de seu contexto e de uma real necessidade de estudo. Trata-se, assim, de um trabalho qualitativo-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), que pretende demonstrar como os multiletramentos se fazem presentes em salas de aulas de línguas estrangeiras na atual conjuntura em que nos encontramos.

 

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Recebido em 14-12-2018.

Aceito em 27-02-2019.

Biografia do Autor

Fernando Arthur GREGOL

Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Letras - nível mestrado - da Universidade 1Estadual do Oeste do Paraná.

Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES

Professora doutora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras - nível mestrado e doutorado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

GREGOL, F. A.; COSTA-HÜBES, T. da C. OS MULTILETRAMENTOS E OS GÊNEROS DISCURSIVOS: SER LETRADO EM AMBIENTES DIGITAIS NA MODERNIDADE TARDIA. Trama, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 37–46, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21341. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21341. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino