EAD: UM CAMINHO SEM VOLTA

Autores

  • Pamera Francieli Corrêa PEREIRA Mestranda Letras UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - 2017/2019
  • João Carlos CATTELAN Professor Doutor Orientador - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i35.21451
Agências de fomento

Palavras-chave:

EAD. Sujeito. Apropriação.

Resumo

A EAD - Educação a Distância - tem conquistado um espaço considerável na pluralidade das áreas, segmentos intelectuais e técnico-profissionais da cibercultura. O presente artigo terá a Análise do Discurso de linha francesa como principal base teórica para empreender uma discussão sobre a tendência do ensino a distância no imbricamento com o sujeito dessa época e suas condições de produção no espaço virtual. A EAD promete permanecer e transformar o que se entende por aprender, incidindo no sujeito atravessado pelo discurso da era digital, ligeiramente afetado pelo modo de ser e agir on-line, ao passo que o ensino a distância propicia uma experiência de autonomia na busca pelo conhecimento, alavancando estratégias comerciais do ramo da educação por desconstruir modelos de ensino vistos até então. O que implica atentar é que a EAD é um caminho sem volta: ou os sujeitos se adaptam a ela, se apropriam dessa atual esfera de captação do saber, ou estarão à margem de uma tendência educacional.

 

Referências:

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Recebido em 31-12-2018.

Aceito em 13-03-2019.

Biografia do Autor

Pamera Francieli Corrêa PEREIRA, Mestranda Letras UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - 2017/2019

Mestranda Letras - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - 2017/2019.

João Carlos CATTELAN, Professor Doutor Orientador - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Doutor Orientador - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

24-06-2019

Como Citar

PEREIRA, P. F. C.; CATTELAN, J. C. EAD: UM CAMINHO SEM VOLTA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 35, p. 87–96, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i35.21451. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21451. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Gêneros digitais e o ensino