A CRÔNICA BRASILEIRA E A INTERNET: O ONTEM E O HOJE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i38.23890Palavras-chave:
Crônica brasileira, Literatura contemporânea brasileira, SuportesResumo
O artigo em questão procurará apresentar um quadro amplo sobre a crônica brasileira contemporânea através de sua recepção dentro da Internet nas três últimas décadas, que compreendem o período de popularização e confirmação dessa tecnologia comunicacional, tanto em seu “ontem” (os primórdios da web e o desenvolvimento de novas percepções entre os anos de 1990 e 2010) quanto o seu “hoje” (o olhar para o tempo presente e as possíveis alterações no decorrer dessas décadas). Inicialmente, será abordado o modo como ocorreu a transposição deste gênero legitimamente fundado no jornal para as plataformas digitais, observando o que chamamos de “ontem” da Internet. Entre os destaques, veremos a concepção da crônica nos jornais e revistas em suas versões onlines, as correntes de e-mails, os populares blogs (e a força das “blônicas”) e as redes sociais. Na sequência, intencionamos apresentar como ocorre a recepção do gênero no tempo presente, apontando as alterações que o “hoje” carrega dos primórdios da crônica dentro da Internet, principalmente na passagem da tecnologia de Web 1.0 para Web 2.0. Nosso trabalho, portanto, analisa o quanto um gênero tão popular em nossa literatura como é a crônica pode ter a capacidade de se adaptar da passagem dos suportes impressos para os suportes digitais, continuando a ser extremamente relevante dentro da sociedade brasileira nos dias atuais.
Referências
ARRIGUCCI Jr., D. 1987. Fragmentos sobre a crônica. In: ________. Enigma e Comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 51-66.
ARRUDA, Felipe. 20 Anos de Internet no Brasil: aonde chegamos? Portal Tecmundo. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/internet/8949-20-anos-de-internet-nobrasil-aonde-chegamos-.htm. Acesso em: 10 nov. 2019.
BOTTER, Nelson. Apresentação. In: ________ (Org.). Blônicas. São Paulo: Jaboticaba, 2005.
BOYD, Danah; ELLISON, Nicole. Social network sites: definitions, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13 (1), 11, 2007.
BRUNNER, Diogo. Autoficção: quais os limites do eu. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/ao_sul_de_lugar_nenhum/2013/10/autoficcao-quais-os-limites-do-eu.html. Acesso em: 10 nov. 2019.
CALDAS, Aulete. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa: Dicionário Caldas Aulete, versão online. Disponível em: http://www.aulete.com.br/ acesso em: 10 nov. 2019.
CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: Candido, Antonio (et al). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Ed. Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992. p. 13-22.
COSTA, Caio Tulio. Rumos do Jornalismo. Pesquisa Fapesp, nº 220, junho de 2014, p. 82-85.
DUVIVIER, Gregorio. Caviar é uma Ova. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
HOUAISS, Instituto Antonio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa: Versão 3.0. São Paulo: Objetiva, 2009.
INSTITUTO VERIFICADOR DE COMUNICAÇÃO (IVC). Dados da Pesquisa. Disponível em: https://www.ivcbrasil.org.br/#/home . Acesso em: 10 nov. 2019.
PEREIRA, Luis Fernando da Rocha. O adiantado do minuto: a Internet e os novos rumos do Jornalismo. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-luis-novos-rumos-do-jornalismo.pdf Acesso em: 10 nov. 2019.
PRATA, Antonio. A Internet fez a crônica reviver... Folha de São Paulo, São Paulo, online, 9 set. 2014.
RIBEIRO, José Carlos; AYRES, Marcel. Breves comentários sobre a Análise de Conversações em sites. PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Orgs.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: Eduepb, 2014.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Introdução. In: ________ (Org.). As cem melhores Crônicas Brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
SCHITTINE, Denise. Blog: Comunicação e escrita íntima na Internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
SCHOLLHAMMER, K.E. Ficção Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
Recebido em 10-01-2020 | Aceito em 04-05-2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.