UM INIMIGO CHAMADO CORONAVÍRUS/COVID-19: ANÁLISE DE NOTÍCIAS NA PERSPECTIVA DOS MCIs METAFÓRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i40.26181

Palavras-chave:

Metáfora conceptual, Coronavírus/Covid-19, Notícia

Resumo


Este artigo se propôs a analisar, através de expressões linguísticas metafóricas, como são categorizados os termos coronavírus/Covid-19, em manchetes de notícias, na perspectiva dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCIs) metafóricos. Como referencial teórico, utilizamos a Teoria da Metáfora Conceptual aventada por Lakoff e Johnson (2002 [1980]), os Modelos Cognitivos Idealizados de Lakoff (1987) e as contribuições de Feltes (2007). O corpus analisado é constituído de manchetes de notícias extraídas dos sites de dois jornais: Folha de São Paulo e O Globo. É importante destacar que não recorremos ao corpo da notícia, mas às expressões linguísticas atualizadoras que foram extraídas exclusivamente do título que compõe a notícia. Justificamos a relevância deste artigo acadêmico na área da Semântica Cognitiva, uma vez que trazemos novos dados sobre o fenômeno da metáfora conceptual em um tema atual, demonstrando que pensamos e interpretamos os assuntos do dia a dia de maneira metafórica, ao contrário do que pregavam os estudos clássicos. A análise dos dados revelou que a metáfora CORONAVÍRUS/COVID-19 É INIMIGO foi amplamente atualizada por expressões linguísticas para descrever, metaforicamente, várias ações no domínio experiencial GUERRA. Nesse sentido, verificamos que os termos coronavírus/covid-19 foram categorizados metaforicamente como um inimigo em potencial que motiva, discursivamente, o leitor a adotar “estratégias de guerra” como se proteger, combater, conter, enfrentar, etc. Dessa maneira, constatamos, metaforicamente, a criação de um espaço de combate ou luta nas manchetes de notícias analisadas, que sugerem a criação de estratégias para vencer e/ou combater o coronavírus/Covid-19.

Referências:

BARRETO, D. R. S. Conceitualização de educação à luz da teoria dos modelos cognitivos idealizados: percorrendo veredas entre mente e linguagem dos alunos da educação básica. 2011, 141 p. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
CARVALHO, S. R. P. de. As metáforas conceptuais nas homilias do Papa Francisco. 2017, 80p. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes. Semântica Cognitiva: ilhas, pontes e teias. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.folha.uol.com.br/> Acesso em: jul.- ago. 2020.
GUIA DO ESTUDANTE. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-e-a-diferenca-entre-coronavirus-covid-19-e-sars-cov-2-entenda/> Acesso em: 2 jul. 2020.
LAKOFF, G. Women, Fire and Dangerous Things: What categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 2003.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. (Coordenação da tradução Mara Sophia Zanotto) Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDU, 2002 [1980].
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2020> Acesso em: 2 jul. 2020.
O GLOBO. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/> Acesso em: jul.- ago. 2020.
SARDINHA, T. B. Metáfora. São Paulo: Parábola, 2007.

Recebido em 30-10-2020
Revisões requeridas em 24-11-2020
Aceito em 13-12-2020

 

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Pereira de CARVALHO, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling UFPB). Atualmente é professor de língua portuguesa na rede particular de ensino.

Andréa Bezerra dos Santos SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em linguística/PROLING-UFPB. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do norte (IFRN). Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba, (CLELP). Graduada com Licenciatura Específica em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atuei como professora e coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio. Integrante do quadro de Tutores a distância pela UFPB Virtual no Curso de Licenciatura Plena em Letras.

Luiz Henrique Santos ANDRADE, Instituto Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba na área de concentração Teoria e Análise Linguística e na linha de pesquisa Linguagem, Sentido e Cognição (2019). Possui graduação em Letras (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e mestrado em Linguística pela mesma instituição (2011). Atuou como Professor Substituto de Língua Inglesa na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira (Língua Inglesa) e Linguística, além de haver atuado como tutor à distância na Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba, modalidade Ead, nas disciplinas de Pragmática da Língua Portuguesa e Teorias Linguísticas I. Atualmente é Professor EBTT de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Catolé do Rocha).

Downloads

Publicado

04-02-2021

Como Citar

CARVALHO, S. R. P. de; SILVA, A. B. dos S.; ANDRADE, L. H. S. UM INIMIGO CHAMADO CORONAVÍRUS/COVID-19: ANÁLISE DE NOTÍCIAS NA PERSPECTIVA DOS MCIs METAFÓRICOS. Trama, [S. l.], v. 17, n. 40, p. 07–18, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i40.26181. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26181. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Estudos Semânticos