O FEEDBACK CORRETIVO ORAL EM AULAS DE INGLÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i42.27296

Palavras-chave:

Oralidade, Ensino, Feedback

Resumo

O feedback corretivo oral é entendido como elemento central para professores de línguas estrangeiras ajudarem o aprendiz em seu processo de aprendizagem. O modo como os professores corrigem os aprendizes em suas interações orais pode impactá-los de maneiras variadas; por essa razão, enfatiza-se a importância de diversificar os tipos de feedback oferecidos, reformuladores e elicitativos, favorecendo a estes, pois ajudam o aprendiz a assumir a responsabilidade pela correção de seus próprios erros. O objetivo deste estudo é investigar como uma professora de inglês como língua estrangeira fornece feedback corretivo oral e examinar em que medida sua participação em uma pesquisa-ação colaborativa contribuiria para um reexame de suas práticas pedagógicas durante as atividades orais. O estudo envolveu uma professora, de uma escola pública, em uma pesquisa-ação colaborativa, durante um semestre letivo. Os dados foram gerados por meio de duas entrevistas semiestruturadas, observações em sala de aula e gravação em áudio e vídeo das doze aulas observadas. A análise dos dados indicou que diversas ideias e práticas pedagógicas da professora sobre correção de erros orais mudaram ao longo do semestre. Os resultados evidenciaram que, antes da pesquisa, a professora utilizava, predominantemente, feedback do tipo reformulador, principalmente recast, e se opunha ao fornecimento de feedback corretivo oral. Além disso, ela fornecia apenas três dos vários tipos de feedback. Após a participação da professora na pesquisa-ação colaborativa, seus comentários e práticas pedagógicas revelaram uma compreensão mais sofisticada do feedback corretivo oral, bem como um entendimento da relação entre aprendizagem e feedback corretivo oral.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro PESSÔA, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Licenciada em Letras - Língua Inglesa (UnB), mestre e doutora em Linguística Aplicada (UnB e UNISINOS, respectivamente). Professora Adjunta de língua inglesa no Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), onde também atua como professora permanente na linha de pesquisa "Ensino, formação docente e prática pedagógica" do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Suas áreas de atuação envolvem o ensino e a aprendizagem de línguas e a formação de professores. Pesquisa temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras, formação inicial e continuada de professores, avaliação, feedback corretivo oral e representações sociais. É líder do Grupo de Pesquisa GEPELIN - Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas. Membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Comissão Científica em Ensino de Línguas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Atua, ainda, na Avaliação do Ensino Superior do Sistema SINAES (INEP/MEC) como avaliadora ad hoc.

Referências

AGUDO, J. D. M. An investigation into how EFL learners emotionally respond to teachers’ oral corrective feedback. Colombian Applied Linguistic Journal, v.15, n. 2, p. 265-278, 2013.

BARTRAM, M.; WALTON, R. Correction: a positive approach to language mistakes. Hove, England: Language Teaching Publications, 1991.

BATTISTELLA, T.; LIMA, M. S. Feedback corretivo: um estudo sob o espectro interpretativista. Antares, n. 3, p. 180-190, 2010.

BATTISTELLA, T.; LIMA, M. S. A correção em língua estrangeira a partir de uma perspectiva sociocultural e as crenças de professores sobre o assunto. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 1, p. 281-302, 2015.

BROWN, D. The type and linguistic foci of oral corrective feedback in the L2 classroom: a meta-analysis. Language Teaching Research, v. 20, n. 4, p. 436-58, 2016.

BURNS, A. Renewing classroom practices through collaborative action research. In: DIKILITAS, K.; SMITH, R.; TROTMAN, W. (orgs.). Teacher-researchers in action. Kent: IATEFL, 2015. p. 9-18.

CHAUDRON, C. Teachers’ priorities in correcting learners’ errors in French immersion classes. Working papers on Bilingualism, n. 12, p. 21-44, 1977.

ELLIS, R. Corrective Feedback and Teacher Development. L2 Journal, v. I, p. 3-18, 2009.

ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring language pedagogy through second language acquisition research. London: Routledge, 2014;

FANSELOW, J. The treatment of error in oral work. Foreign Language Annals, v. 10, p. 583-93, 1977.

JOHNSON, K. E. The sociocultural turn and its challenges for second language teacher education. TESOL Quarterly, n. 40, p. 235-257, 2006.

JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, S. Mindful L2 teacher education: a sociocultural perspective on cultivating teachers’ professional development. New York: Routledge, 2016.

FREEMAN, D. Language, sociocultural theory, and L2 teacher education: examining the technology of subject matter and the architecture of instruction. In: HAWKINS, M. R. (Ed.). Language learning and teacher education: a sociocultural approach. Toronto: Multilingual Matters, 2004. p. 169 -197.

LI, S. Teacher and learner beliefs about corrective feedback. In: NASSAJI, H.; KARTCHAVA, E. (Eds.). Corrective feedback in second language teaching and learning. London: Routledge, 2017. p. 143-157.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: OUP, 2006.

LIMA, M. S. A autonomia do aluno de língua estrangeira e a correção de seus erros. In: ROTTAVA, L.; LIMA, M. S. (orgs.). Linguística Aplicada: relacionando teoria e prática no ensino de línguas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 205-224.

LIMA, M. S.; PESSÔA, A. R. Conhecimentos e práticas de duas professoras de inglês sobre correção do erro oral. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. F. de; SIMÕES, D. (orgs.). Linguística Aplicada, prática de ensino e aprendizagem de línguas. São Paulo: Pontes, 2016. p. 82-99.

LYSTER, R.; RANTA, L. Corrective feedback and learner uptake: negotiation of form in communicative classroom. Studies in Second Language Acquisition, v. 19, p. 37-66, 1997.

LYSTER, R.; SAITO, K. Oral feedback in classroom SLA: a meta-analysis. Studies in Second Language Acquisition, n. 32, p. 265-302, 2010. DOI: https://bit.ly/2SKA8bA

LYSTER, R.; SAITO, K.; SATO, M. Oral corrective feedback in second language classrooms. Language Teaching, v. 46, n. 1, p. 1-40, 2013. DOI: https://bit.ly/2Cell1Z

MORI, R. Teacher cognition in corrective feedback in Japan. System, v. 39, n. 4, p. 451-67, 2011.

NASSAJI, H. Anniversary article - International feedback in second language teaching and learning: a synthesis and analysis of current research. Language Teaching Research, v. 20, n. 4, p. 535-62, 2016.

OHTA, A. S. Second language acquisition process in the classroom: learning Japanese. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PANOVA, I.; LYSTER, R. Patterns of corrective feedback and uptake in an adult ESL classroom. TESOL Quarterly, v. 36, n. 4, p. 15-32, 2002.

PESSÔA, A. R. Tratamento do erro oral por instrutores de inglês. In: I Encontro Internacional e VI Encontro Nacional do GELCO, 2014, Cidade de Goiás. Anais [...]. Cidade de Goiás: UEG, 2015. p. 1372-1380. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/820/o/anais_gelco_2014_03.pdf. Acesso em 14 jul. 2021.

PESSÔA, A. R. Feedback corretivo na interação oral: uma pesquisa-ação colaborativa com duas professoras de língua inglesa. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), UNISINOS, São Leopoldo-RS, 2018.

PESSÔA, A. R.; LIMA, M. S. Representações sociais de professores pré-serviço de língua estrangeira sobre feedback corretivo oral. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 69-90, 2019. DOI: 10.1590/1984-6398201912743. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/Sq49Vk6pjysQTqtQjk63xfJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 maio 2021.

RANTA, L; LYSTER, R. A cognitive approach to improving immersion students’ oral language abilities: the awareness-practice feedback sequence. In: DEKEYSER, R. M. (Ed.). Practice in second language: perspectives from Applied Linguistics and Cognitive Psychology. New York: Cambridge University Press, 2007. p. 141-160.

ROOTHOOFT, H. The relationship between adult EFL teachers’ oral feedback practices and their beliefs. System, v. 46, p. 65-79, 2014.

SHEEN; Y.; ELLIS, R. Corrective feedback in language teaching. Handbook of research in second language teaching and learning. New York; London: Routledge, 2011.

SWAIN, M. The inseparability of cognition and emotion in second language learning. Language Teaching, v. 46, n. 2, p. 195-207, 2011.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Sessões colaborativas na formação inicial e em serviço de professores de inglês. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 1, p. 15-39, 2014.

Recebido em 30-04-2021

Revisões requeridas em 07-07-2021

Aceito em 27-07-2021

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

PESSÔA, A. R. O FEEDBACK CORRETIVO ORAL EM AULAS DE INGLÊS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 42, p. 78–89, 2022. DOI: 10.48075/rt.v17i42.27296. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/27296. Acesso em: 19 abr. 2024.