O EXERCÍCIO DE MONTAGEM DO ESTADO DA ARTE DE UM CORPUS EM CHAMAS A PARTIR DOS ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i44.29573
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Museu Nacional, Incêndio, Estado da Arte, Corpora, Estudos Discursivos Foucaultianos

Resumo

 Neste artigo, proponho um exercício reflexivo sobre a relação entre o fazer científico e o
fazer-se sujeito nas/das ciências da linguagem a partir do legado do filósofo Michel Foucault.
Considerando o modo como se produz conhecimento, em especial a partir dos procedimentos
metodológicos pelos quais o discurso científico é veridificado na ordem do social, problematizo os
efeitos da elaboração do estado da arte de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida no âmbito
dos estudos do texto e do discurso, com o objetivo de refletir sobre os efeitos deste procedimento
metodológico na constituição e montagem de um corpus discursivo. Tal proposta, alinhada às
formulações desenvolvidas no interior dos Estudos Discursivos Foucaultianos, se baseou na
descrição da busca indexada por trabalhos acadêmicos que respondessem a critérios atrelados à
discursividades referentes ao incêndio do Museu Nacional. As análises permitiram observar que a
constituição de um estado de saber, da consolidação de uma lei que permitiu que, num dado período
de tempo, no calor de uma dada época, acerca de um objeto específico pudessem circular, em
concomitância, um conjunto de proposições e não outras em seu lugar, incide sobre um regime de
práticas analíticas vindouras como uma espécie de controle normatizador do arqui vo discursivo de
uma dada época. Este, elemento normalizador dos diversos enunciados que poderão, à luz de uma
teoria foucaultiana dos discursos, virem a ser corpora, cooptam o fazer o científico do analista das
práticas discursivas, desencadeando as possibilidades de este se inserir na ordem dos discursos
possíveis.

Biografia do Autor

Jefferson Gustavo dos Santos CAMPOS, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá

Referências

ARTIÈRES, Philippe. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GROS, Fréderic

(Org.). Foucault : a coragem da verdade. Tradução de marcos Marcionilo. 1. ed. 3. reimpr. São Paulo:

Parábola, 2013. (Episteme; 1).

BEIGUELMAN, Gisele. Memória da amnésia: políticas do esquecimento. São Paulo: Edições Sesc São Paulo,

BERT, Jean-Françoise. Pensar com Michel Foucault. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola,

(Episteme).

CAMPOS, Jefferson Gustavo dos Santos Campos. A emergência do intelectual específico em práticas

discursivas de transgressão: relatar a si mesmo como aleturgia no documentário resgates. 2021. 137 f. Tese

(Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021a.

Disponível em: http://www.ple.uem.br/jefferson-gustavo-dos-santos-campos_tese.pdf. Acesso em: 07 fev.

CAMPOS, Jefferson. O esquecimento como estratégia biopolítica no contexto da reconstrução/resgate do

Museu da Língua Portuguesa e do Museu Nacional. 2020a. Anais XXXV Encontro Nacional da ANPOLL:

Letras ao Norte: linguagens e pós-graduação em chão vermelho. Universidade Estadual de Londrina,

Londrina, 2020a.

CAMPOS, Jefferson. O estatuto do esquecimento no acontecimento discursivo-midiático do incêndio no

Museu Nacional: a fotografia como memória. 2018. In: Caderno de Resumos do IV Seminário Discurso,

Cultura e Mídia – é preciso ousar se revoltar: práticas de resistência na história e na teoria. 2018.

Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2018. Disponível em:

https://sedisc.files.wordpress.com/2020/10/caderno_resumos_iii_sedisc_2017.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

CAMPOS, Jefferson Gustavo dos Santos. A imagem em discurso digital: heterotopia dos regimes de ver e de

dizer a arte no espaço digital. 1. ed. Curitiba: Editorial Casa, 2021b. Disponível em:

https://editorialcasa.com.br/produto/a-imagem-em-discurso-digital-heterotopia-dos-regimes-de-ver-e-dedizer-a-arte-no-espaco-virtual/. Acesso em: 07 fev. 2023.

CAMPOS, Jefferson Gustavo dos Santos. Considerações acerca do estatuto do esquecimento no

acontecimento discursivo-midiático do incêndio do Museu Nacional. In: PEREIRA, Anísio Batista; CAMPOS,

Jefferson. (Orgs.). Discursos, culturas e memórias na América Latina : entre análises e práticas na

contemporaneidade, Catu: Bordô-Grená, 2020b, p. 241-252. Disponível em:

https://www.editorabordogrena.com/_files/ugd/d0c995_27c7bc182c884babb45810f8ecf9b59c.pdf. Acesso

em: 07 fev. 2023.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2012. (Campo Teórico).

FOUCAULT, Michel. Aula de 1.º de fevereiro de 1984: segunda hora. In: FOUCAULT, Michel. A coragem da

verdade: o governo de si e dos outros II – curso no Collège de France (1983-1984). Tradução de Eduardo

Brandão. 1. ed. 4. tir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2020, p. 23-30. (Obras de Michel Foucault).

FOUCAULT, Michel. O jogo de Foucault. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Genealogia da ética,

subjetividade e sexualidade. Tradução de Abner Chiquieri. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.

(Coleção Ditos e Escritos, v. IX).

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de

dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 20. ed. São Paulo: Loyola, 2010.

FOUCAULT, Michel. 1980 - Mesa-Redonda em 20 de maio de 1978. In: Manoel Barros da (Org.). Estratégia,

poder-saber. Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 3. ed. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Forense Universitária,

, p. 328-346. (Coleção Ditos e Escritos V. IV).

FOUCAULT, Michel. 1977- Pode e saber. In: Manoel Barros da (Org.). Estratégia, poder-saber. Tradução de

Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 3. ed. 2. reimpr. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015, p. 218-235. (Coleção

Ditos e Escritos V. IV).

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Tradução de Roberto Machado. 7. ed. 3. tir. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2014b.

FOUCAULT, Michel. Retornar à História. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Arqueologia das Ciências e

História dos Sistemas de Pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2005, p. 283-295. (Ditos e

Escritos II).

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. A qualidade da educação superior e a pedagogia universitária: um

olhar sobre a docência, 2018. 193 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação,

Universidade La Salle, Canoas, RS, 2018. Disponível em:

https://repositorio.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/1178/1/gmtsantos.pdf. Acesso em: 07 fev. 2023.

SILVEIRA, Juliana da; CAMPOS, Jefferson. Um corpo negro e uma cabeça de porco: (des)encontros de duas

vidas que importam. Revista Crítica Cultural, Palhoça, SC, v. 16, n. 2, p. 141-150, jul./dez. 2021. 2021.

Disponível em:

https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/12628/10341.

Acesso em: 07 fev. 2023.

Downloads

Publicado

13-03-2023

Como Citar

CAMPOS, J. G. dos S. O EXERCÍCIO DE MONTAGEM DO ESTADO DA ARTE DE UM CORPUS EM CHAMAS A PARTIR DOS ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 44, p. 36–49, 2023. DOI: 10.48075/rt.v18i44.29573. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/29573. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Pêcheux, Foucault e Bakhtin: contribuições, reflexões e provocações para os estu