CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA E ESTRUTURAS MITOLÓGICAS EM DOIS ROMANCES DE GIOCONDA BELLI.
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v5i10.4410Palavras-chave:
literatura nicaraguense, mito, símboloResumo
No presente trabalho apresenta-se uma análise de diversos mitos que confluem no estabelecimento do substrato mitológico dos romances La mujer habitada e Waslala, da autora nicaraguense Gioconda Belli. Realiza-se o estudo de alguns símbolos centrais que concorrem para a estruturação das obras literárias e da construção identitária: a casa e suas especificações: a terra e o corpo, diferentes representações da imagem da árvore e da selva, e as águas originais junto à imagem do deus Tláloc. A abordagem da temática mitológica apoia-se na obra de Mircea Eliade e nos estudos sobre religião e pensamento maia de Eric S. J. Thompson e Miguel León-Portilla. Como suporte para a interpretação dos principais elementos simbólicos, utiliza-se o Dicionário de símbolos, de Jean Chevalier , entre outras obras.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.