ÉTICA E EDUCAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA NO TEATRO DOCUMENTAL

Autores

  • Edina Boniatti
  • Eliane Brenneisen

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v2i4.672

Palavras-chave:

Documentário, Educação sócio-política, Ética.

Resumo

Neste estudo, busca-se investigar os procedimentos formais próprios da convenção estética documental no teatro, visto que são esses procedimentos que permitem ao autor assumir uma postura ética ao se voltar para o reconhecimento dos mecanismos sociais, culturais, políticos e econômicos que movem a ação dos homens na sociedade, atribuindo à arte uma missão educadora que torne possível o transformar desses mecanismos. Para tanto, parte-se do cotejo dos textos dramáticos documentais “O Caso Oppenheimer” (1964) de Heine Kipphardt, “O Vigário” (1965) de Rolf Hochhuth, “O Interrogatório” (1970) de Peter Weiss, “O Crime de Aldeia Velha” (1967) e “O Inferno” (1967) de Bernardo Santareno.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BONIATTI, E.; BRENNEISEN, E. ÉTICA E EDUCAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA NO TEATRO DOCUMENTAL. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n. 4, p. p. 71–82, 2000. DOI: 10.48075/rt.v2i4.672. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/672. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO