Álvares de Azevedo e Mário de Andrade sob o signo da morte: solução ou completude?
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v9i17.8204Mots-clés :
Modernismo, Morte, Romantismo.Résumé
O artigo, cujo centro da discussão é a temática da morte, propõe uma aproximação dos poemas "Lembrança de Morrer", de Álvares de Azevedo, e "Quando eu Morrer", de Mário de Andrade, no sentido de evidenciar, por um lado, ressonâncias do Romantismo na poesia moderna brasileira e, por outro, as diferenças que se interpõem na apropriação ou estilização moderna do legado romântico. Assim, buscaremos analisar alguns eixos temáticos da poesia romântica que encontraram, sistematicamente, eco na poesia moderna brasileira, com vistas a observar a ressignificação da morte e da posteridade no célebre poema de Mário de Andrade.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.