TEORIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ENSINO: ESBOÇO DIDÁTICO A PARTIR DO MÉTODO DE MARX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19058
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Palavras-chave:

Materialismo dialético, ensino, educação, pesquisa educacional, métodos de pesquisa.

Resumo

Este artigo apresenta esquema didático e crítico, a partir do Método de Marx, das teorias Positivistas, Funcionalistas, Estruturalistas e Pós-Modernistas. Conclui que a dialética, a contradição e a totalidade permitem compreender que a educação e o ensino são determinados pelas condições de produção e distribuição, sem que essa suposição signifique uma posição mecânica, imobilistica ou idealista. As possibilidades de pesquisa, neste método, são a investigação sobre a distribuição e circulação do conhecimento e, também, a luta por uma escola universal que leve à crítica da realidade concreta.

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Recebido em 05-05-2018/ Aceito em 10-08-2018.

 


Biografia do Autor

Tamara Cardoso ANDRÉ, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Mestrado Acadêmico em Ensino.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

ANDRÉ, T. C. TEORIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ENSINO: ESBOÇO DIDÁTICO A PARTIR DO MÉTODO DE MARX. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 03–14, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19058. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19058. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate