APONTAMENTOS PARA O ENSINO DO SISTEMA SONORO DO PB

Autores

  • Adelaide Hercília Pescatori SILVA Universidade Federal do Paraná/Departamento de Literatura e Linguística

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i34.21768
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fonética. Análise acústica. Sistemas adaptativos complexos. Crioulo haitiano. Português como língua estrangeira.

Resumo

Este artigo visa a contribuir para o ensino de português brasileiro (PB) como língua estrangeira. Para tanto, segue dois argumentos: o de que a língua é um sistema adaptativo complexo – o que implica a necessidade de se conspirarem variáveis extralinguísticas no processo de ensino-aprendizagem em interação com variáveis linguística - e o de que é preciso conhecer a estrutura fonético-fonológica do PB e da língua materna dos aprendizes, para que se possa desenvolver uma abordagem próxima à realidade desses aprendizes. Para embasar tais argumentos, lançamos mão de dados português brasileiro produzidos por falantes nativos de crioulo haitiano e analisados acusticamente.


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Recebido em 18-02-2019.

Aceito em 21-02-2019.

 


Biografia do Autor

Adelaide Hercília Pescatori SILVA, Universidade Federal do Paraná/Departamento de Literatura e Linguística

Professora Titular do Departamento de Literatura e Linguística da UFPR, trabalho com fonética e fonologia. Interesso-me particularmente pela análise acústica dos sons da fala e pela integração entre fonética e fonologia.

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Publicado

27-02-2019

Como Citar

SILVA, A. H. P. APONTAMENTOS PARA O ENSINO DO SISTEMA SONORO DO PB. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 34, p. 3–17, 2019. DOI: 10.48075/rt.v15i34.21768. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/21768. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Contribuições dos estudos de fonética e fonologia para o ensino