“YO ESTUDIO, TÚ ESTUDIAS”: O ENSINO DO ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS EM CURSOS DE SECRETARIADO NO BRASIL - PANORAMA E DESAFIOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Eduardo Cesar Pereira Souza
  • Emili Barcelos Martins Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v13i29.15870

Palavras-chave:

Ensino, Espanhol para Fins Específicos, Secretariado.

Resumo

A Língua Espanhola ocupa lugar de destaque no hanking das línguas de negócios, bem como no campo educativo. Considerando tal prerrogativa, surge o interesse em se pesquisar sobre o ensino do Espanhol para Fins Específicos em cursos de Secretariado de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, evidenciando-se o atual panorama e os desafios. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, este trabalho pode ser entendido como qualitativo (na abordagem do problema), exploratório (quanto aos objetivos) e documental (quanto aos procedimentos técnicos adotados). A partir dos resultados coletados foi possível perceber que o panorama encontrado é a oferta da Língua Espanhola em dezesseis das vinte e uma IES pesquisadas e que os desafios percebidos estão no plano da aplicabilidade da disciplina no contexto do Secretariado, fato esse constatado após a consulta as ementas, conteúdos programáticos e referências.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

SOUZA, E. C. P.; SANTOS, E. B. M. “YO ESTUDIO, TÚ ESTUDIAS”: O ENSINO DO ESPANHOL PARA FINS ESPECÍFICOS EM CURSOS DE SECRETARIADO NO BRASIL - PANORAMA E DESAFIOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 29, p. 180–202, 2017. DOI: 10.48075/rt.v13i29.15870. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/15870. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Línguas Estrangeiras e de Literaturas Estrangeiras