POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19429
Agências de fomento

Palavras-chave:

Política de formação de professores, gerencialismo, trabalho docente.

Resumo

Este artigo se situa no campo da formação de professores e apresenta resultado de pesquisa que aborda a concepção de formação continuada de docentes de uma rede pública municipal de ensino, considerando a lógica das formas de gestão introduzida na organização escolar e no sistema educacional. A proposta é identificar possíveis relações entre a formação continuada de professores que ocorre no interior da escola e o trabalho docente, por meio da análise de entrevistas com sujeitos envolvidos no processo formativo em estudo. A pesquisa possibilitou compreender que ocorrem ambivalências na referida formação, pois evidencia ações que contribuem para o fortalecimento do trabalho docente e, ao mesmo tempo, elementos em que as formas de controle e de responsabilização docente favorecem um trabalho orientado à racionalidade técnica, influenciando diretamente na qualidade da educação.

REFERÊNCIAS

BALL, S. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set/dez. 2005.

Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742005000300002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 23/06/2013.

______. Sociologia das Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional. Currículo sem fronteiras. v.6, n.2, p 10-32, 2006. Disponível em: www.currículosemfronteiras.org. Acesso em: 10/04/2013.

BALL, S., et al. A constituição da subjetivação docente no Brasil: um contexto global. Revista Educação em Questão. Natal, v. 46, n. 32, p. 9-36. 2013.

Disponível em: http://periódicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/download/5114/4098. Acesso em: 30/09/2014.

DAY, C. Formar Docentes. Narcea, S.A. D. Ediciones, Madri - Espanha, 2005.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

GATTI, B. Formação Continuada de Professores: A Questão Psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n 119, p 191-204. 2003.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A et all. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 1997.

HYPOLITO, A. M. Gestão do Trabalho Docente e Qualidade da Educação. Cadernos da Anpae, nº 04. 2007.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOREIRA, A. F. B. Em busca da autonomia docente nas práticas curriculares. Revista Teias, v. 13, nº 27, p. 27-47. 2012.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

______. (Org) Profissão Professor. 2ª ed. Portugal: Porto, 1995.

______. Formação de Professores e Profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia. 1997.

______. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa, Educa, 2002.

OLIVEIRA, O. V. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação Pública, n. 25, p.  67-81. 2004. Disponível em: www.redaly.org/articulado.oa?id=27502507. Acesso em: 04/05/2013.

PIMENTA, S. G. Apresentação da Coleção. In.: CHARLOT, B. A mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez, 2014.

SACRISTÁN, J.G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Recebido em 01-05-2018 e aceito em 14-08-2018.

Biografia do Autor

Edna Coimbra da SILVA, Universidade Federal de Pelotas

Edna Coimbra da Silva, Mestre em Educação pela UFMT, professora da SEDUC/MT. Cursando doutorado na UFPEL, na Faculdade de Educação sob a orientação do Profº Drº Álvaro M. Hypolito. Contato: ednaa_coimbra@hotmail.com

 

Ozerina Victor de OLIVEIRA, Pesquisadora do IE/PPGE/UFMT

IE/PPGE/UFMT

Downloads

Publicado

02-10-2018

Como Citar

SILVA, E. C. da; OLIVEIRA, O. V. de. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 37–48, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19429. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19429. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate