CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E CURRICULAR PARA O ESPORTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Telma Adriana Pacifico MARTINELI Universidade Estadual de Maringá
  • Carolina de Moura VASCONCELOS
  • Eliane Maria de ALMEIDA Prefeitura Municipal de Paiçandu. https://orcid.org/0000-0002-3829-9293

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19528
Agências de fomento

Palavras-chave:

Política educacional, BNCC, educação física, concepções.

Resumo

O estudo teve objetivo analisar a BNCC para o Ensino Fundamental, em seus aspectos pedagógicos e curriculares, com foco na Educação Física e na concepção e classificação do esporte. Tratou-se de um estudo bibliográfico e documental fundamentado em uma perspectiva histórica- crítica. No documento, a Educação Física é um componente curricular que permite a aprendizagem de práticas corporais: brincadeiras e jogos, ginásticas, dança, lutas, práticas corporais de aventura e esportes. Essa concepção fundamenta-se na Praxiologia Motriz, que estuda a lógica interna e externa dos jogos e esportes, a partir da cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação, na tentativa de romper com a perspectiva positivista, busca-se na linguagem e no significado da ação motriz uma vertente social do esporte. Essa concepção pelo viés da motricidade, continua se perpetuando na Educação Física, repercutindo na BNCC e contrariando as críticas histórias.

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Recebido em 15-05-2018 e aceito em 14-08-2018.

Biografia do Autor

Telma Adriana Pacifico MARTINELI, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora na Universidade Estadual de Maringá.

Carolina de Moura VASCONCELOS

Pós graduanda no Programa de pós graduação em educação da Universidade Estadual de Maringá.

Eliane Maria de ALMEIDA, Prefeitura Municipal de Paiçandu.

Graduada em educação física pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduanda em educação física pelo Programa de Mestrado em educação física em rede.

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Publicado

02-10-2018

Como Citar

MARTINELI, T. A. P.; VASCONCELOS, C. de M.; ALMEIDA, E. M. de. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E CURRICULAR PARA O ESPORTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 33, p. 106–117, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i33.19528. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19528. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Políticas Públicas em debate