APONTAMENTOS PARA O ENSINO DO SISTEMA SONORO DO PB
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i34.21768Palavras-chave:
Fonética. Análise acústica. Sistemas adaptativos complexos. Crioulo haitiano. Português como língua estrangeira.Resumo
Este artigo visa a contribuir para o ensino de português brasileiro (PB) como língua estrangeira. Para tanto, segue dois argumentos: o de que a língua é um sistema adaptativo complexo – o que implica a necessidade de se conspirarem variáveis extralinguísticas no processo de ensino-aprendizagem em interação com variáveis linguística - e o de que é preciso conhecer a estrutura fonético-fonológica do PB e da língua materna dos aprendizes, para que se possa desenvolver uma abordagem próxima à realidade desses aprendizes. Para embasar tais argumentos, lançamos mão de dados português brasileiro produzidos por falantes nativos de crioulo haitiano e analisados acusticamente.
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Recebido em 18-02-2019.
Aceito em 21-02-2019.
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