Uma imagem contendo clip-art

Descrição gerada automaticamenteDireitos autorais distribuídos a partir da

licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0)

 

Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. 1-1, maio/ago. 2022.

 

APRESENTAÇÃO DO V. 16, N. 2 DA TRAVESSIAS

 

Caríssimas leitoras e caríssimos leitores da Travessias,

Nesta edição, recebemos a contribuição de vários autores que compartilharam suas produções nas muitas seções que temos no periódico.

Começando com a seção LINGUAGEM, temos três artigos: A segmentação não convencional (hipossegmentação) em produções escritas de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de Ana Caroline Montrezol Diniz, Sanimar Busse, Stefani Alves do Carmo, Thais Goldeff Hahn; O ethos contrastivo em um texto do vestibular dos povos indígenas do Paraná/Unioeste: análise dos processos de referenciação e de elementos na primeira pessoa do plural, de Eviliane Bernardi, Renan Paulo Bini, Aparecida Feola Sella; e Decolonialidade no ensino de línguas: um olhar para a formação docente através de uma narrativa autobiográfica, de Gabriel Jean Sanches.

Na seção LITERÁRIA, temos: El eterno femenino, de Rosario Castellanos, e Geni e o Zepelim, de Chico Buarque: convergências de sociedades machistas latino-americanas, de Josiane Ribeiro Valcarenghi, Marcio da Silva Oliveira e A literatura nos trilhos da memória e da história: Terra de Caruaru, de José Condé, de Ivson Bruno da Silva, Luciane Alves Santos.

Na seção EDUCAÇÃO, Reflexões sobre práticas de formação no curso de Pedagogia: o programa Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado, de Záira Bomfante dos Santos, Rita de Cassia Cristofoleti. Na seção ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES, temos: Vida e arte de Ana das Carrancas: uma análise sob o olhar da logoterapia, de Sonha Maria Coelho de Aquino, Erika Hofling Epiphanio e Humor e negritude: algumas considerações acerca de quando brancos racistas se tornam a piada, de Mateus Pranzetti Paul Gruda, Leonardo Bonadio Silva. Por fim, na seção ESCRITA LITERÁRIA AUTORAL, temos o conto O professor de matemática e a artista de circo, de Adriana da Costa Teles.

Reiteramos que, em 2022, a Travessias publicará somente artigos submetidos para as seções de fluxo contínuo, não sendo abertos dossiês específicos.

Agradecemos a confiança depositada no periódico e expressamos nossos agradecimentos aos avaliadores ad hoc que a Travessias conta todos os meses para realizar, de forma voluntária, a emissão de pareceres aos manuscritos que são submetidos ao periódico.

 

Os editores almejam uma excelente leitura desta edição!