Arquitetura regenerativa: o ensino e aprendizagem para uma nova concepção em arquitetura
Palavras-chave:
Arquitetura regenerativa, parametrização, ensino de arquiteturaResumo
A arquitetura regenerativa surge com uma abordagem para além da sustentabilidade dos edifícios, buscando ampliar a relação com o meio ambiente, no sentido de promover a regeneração dos sistemas vivos, através de uma compreensão completa do local para projetar estruturas regenerativas. Nesse contexto, configura-se uma nova concepção na arquitetura, exigindo conhecimentos específicos para inseri-la na formação acadêmica. Estes passam por conhecimentos interdisciplinares, sendo de interesse neste trabalho o campo específico da geometria, a qual suporta: a atividade de análise de padrões que moldam as formas do local, no sentido de compreender como estes padrões influenciam nos processos de regeneração; a avaliação de desempenho das estruturas quanto ao condicionamento térmico do edifício projetado; a proposição formal de estruturas em um processo generativo, alcançado por meio de técnicas paramétricas de representação digital. Neste trabalho, discutem-se os conceitos necessários para a inserção da concepção regenerativa na arquitetura e apresentam-se algumas iniciativas desenvolvidas em contextos formativos e profissionais.
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