Cultura de massa e formação educacional: mídia e opinião pública
Palavras-chave:
Mídia, Educação, Indústria CulturalResumo
Utilizamos neste trabalho a revisão bibliográfica para investigar o cenário globalizado atual, alimentado pelas tecnologias de comunicação, levando em conta que a capacidade de alcance das mídias mantém vivo os conceitos de comunicação de massa e indústria cultural da década de 70. Desde o surgimento dessas mídias, começando com os jornais impressos até chegar à internet, o alcance da comunicação de massa só se intensificou. Esse alcance fez com que a mídia ultrapassasse seu papel de transmissora de informação e entretenimento, para ser formadora da opinião pública. Ao longo de décadas, a mídia de grande alcance tem afetado diretamente as relações sociais, influenciando nos processos de aprendizagem, na opinião pública, na constituição de juízos morais e de valores culturais da população. Este artigo propõe uma reflexão sobre os efeitos da mídia na formação e nos processos educacionais dos indivíduos e da massa como senso comum. Por fim, consideramos que a conscientização dos efeitos da mídia torna os seus consumidores menos vulneráveis a eles.
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