Relações da literatura infanto-juvenil com outras áreas: a formação do leitor
Palavras-chave:
Leitura, Leitura Literária, Ensino de Literatura, Letramento Literário.Resumo
Este artigo apresenta discussões e práticas de leitura da literatura em sala de aula para alunos do sexto ano do ensino fundamental, a partir das relações entre textos e objetos artísticos e culturais, tendo por base a intertextualidade, com vistas à formação do leitor literário. Esta discussão parte de um recorte na pesquisa da dissertação que está sendo desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel e tem por base o pressuposto da intertextualidade para construir propostas de letramento literário. O aporte teórico para tais considerações parte de conceitos de leitura, literatura, literatura infanto-juvenil e a experiência do pesquisador Espanhol Antonio Mendonza Fillola com a intertextualidade e a literatura comparada.
Downloads
Referências
CANDIDO. A. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
COLOMER. T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo : Global, 2007
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
COSTA, M.M. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibepx, 2007.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
FILLOLA, A. M. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: La Muralla, 1994.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakthin. São Paulo: Ática, 2008.
KLEIMAN, A. (org) Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1999.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da Leitura. Campinas: Pontes Editores, 2013
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2001.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1997.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.
ZUCKI, R. Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015, 160 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.