Educação em tempos de pandemia:

ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27833
Agências de fomento
Fapergs

Palavras-chave:

Pandemia, Comunicação Social, Ensino, Adaptação

Resumo

Inserido no tema de ensino em tempos de pandemia, este é um estudo bibliográfico exploratório da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana e aplicado diretamente ao corpo docente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo geral de compreender os impactos do Ensino Remoto – adotado pela instituição – nas suas metodologias e dinâmicas tradicionais. Para coleta de informações, um questionário via Google Forms foi elaborado a partir de dois diferentes grupos de autores como base teórica: Moreira, Henriques e Barros (2020) e Petermann et al (2020). Da interpretação de seus trabalhos, adaptamos 3 seções de questões em nosso estudo: 1) questões sobre os planejamentos docentes; 2) questões sobre as tecnologias utilizadas no ensino remoto; e 3) uma avaliação conduzida ao docente para refletir sobre sua adaptação ao formato. O questionário foi enviado a um total de 20 docentes divididos entre os cursos e, positivamente, obteve-se o número máximo das respostas. Como resultados, pudemos compreender o panorama de Ensino Remoto pela Comunicação Social na Universidade Franciscana: um corpo docente adaptado e seguro para lecionar neste modelo – mesmo apesar das adversidades encontradas – reconhecendo as mudanças tecnológicas e metodológicas desse cenário como oportunidades para “hibridizar” o ensino (mesmo no futuro, após a pandemia) ressignificando a aprendizagem com as tecnologias contemporâneas da Era Digital e da Informação e da Comunicação.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana

Aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. Bolsista Fapergs

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

Professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, e graduação em Publicidade e Propaganda. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM), Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM), e Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUÍ). Pesquisador Líder no Grupo de Pesquisa CNPq: Mídia e Processos Sócio-Culturais. Trabalha principalmente com os seguintes temas: estratégias comunicacionais,  publicidade digital, educomunicação, gamificação, ensino e tecnologias.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Graduada em Geografia, mestra em Engenharia Agrícola e doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atuou como professora adjunta na Universidade Franciscana – UFN nos cursos de Geografia, Turismo e mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Foi professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi e no Instituto São José de Santa Maria – RS.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

BARRETO, C. H. da C.; GHISLENI, T. S.; BECKER, E. L. S. Educação em tempos de pandemia: : ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. e27833, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i3.27833. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27833. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO